Há já algum tempo que andava para fazer caldo de legumes caseiro.
Por norma não compro nem utilizo caldos de compra, tipo caldo Knorr, porque não me parecem muito saudáveis. Metade do cubo é sal e da outra metade só uma parte pequena é que são legumes ou carne.
Na verdade, é fácil encontrar-me no supermercado a ler as listas de ingredientes dos produtos que compro e, desde que o faço, de vez em quando fico impressionada e deixo de comprar algo devido a isso.
Pela internet encontram-se bastantes receitas de caldos caseiros, e no livro da Bimby também há, mas quando experimentei fazer a do livro da Bimby, não me correu bem, pelo que decidi fazer um caldo tradicional em vez de concentrado, para depois congelar em doses de maneira a ter sempre caldo disponível.
Comecei pelo caldo de legumes e aqui fica a receita.
Ingredientes:
(para 3,5 litros de caldo)
- 3,5 lt de água
- 1 cebola grande
- 3 cenouras
- 1 alho francês
- 4 cogumelos
- 1 talo de aipo
- uma pitada de queijo parmesão
- 1 ramo de salsa
- folhas de ervas aromáticas (tomilho, salva, rosmaninho...)
- um pouco de sal
Preparação:
Descasca-se a cebola e as cenouras, lavam-se todos os ingredientes e cortam-se em pedaços (excepto as ervas).
Na panela de pressão ou numa panela grande coloca-se a água e todos os ingredientes, e coze-se durante 15 minutos (na panela de pressão) ou 45 minutos (na panela normal).
Retira-se os legumes, e coa-se por um passador reservando todo o caldo, e deita-se os legumes e as ervas fora (pois ao serem cozidos perderam todos os nutrientes, que ficaram na água).
Transfere-se para recipientes individuais que possam ir ao congelador, deixa-se arrefecer completamente, tapa-se e congela-se. Quando se quiser utilizar é só descongelar as doses necessárias e usar.
Também se pode congelar em couvetes de gelo e, quando os cubos estiverem congelados, transferem-se para um saco de congelação.
Eu congelei em copos de congelação da Avent, que tinham servido para o leite e sopas do meu filho quando ele era bebé. Uns têm capacidade para 160 ml e outros para 200 ml.
Eu não faço a versão do livro, mas gosto mais da versão concentrada. Congelo em couvetes de gelo e assim diminuo muito a quantidade de sal, não ocupando tb tanto espaço no congelador.
ResponderEliminarMas o importante mesmo é que não usamos aqueles caldos industrializados cheios de porcarias.
Nos risottos e sopas caldos caseiros fazem toda a diferença. :)