domingo, 12 de junho de 2011

Rissóis de Pescada


Neste dia fiz 45000 rissóis.
Na verdade foram 45, mas pareceram 45000.

Nota importante:
Se eu não tivesse uma bimby, nunca na vida faria rissóis!

Esta foi a 2ª vez que os fiz, e da primeira vez fiquei admirada com a enorme ajuda que é a bimby para os fazer. Aliás, eu nem sei como se faz a massa da maneira tradicional, e não quero saber, mas deve dar imenso trabalho.

Já todo o restante processo é cansativo e demorado na mesma, mas eu gosto. Faz-me lembrar de quando era pequena e ajudava a minha avó a fazê-los, cortando os rissóis com um copo.

Esta receita é do novo livro Bimby a 100%, e dizia que dava para 30 rissóis, mas deu-me para 45 bem recheados!
Ficaram óptimos, e congelei 3 dúzias para outras refeições.


Ingredientes:

Recheio:
- 1000 g água
- 50 g azeite
- 2 c. chá de sal
- 500 g de pescada descongelada e à temperatura ambiente
- salsa picada (1 mão cheia)
- 100 g cebola
- 2 dentes de alho
- 300 g leite
- 20 g margarina
- 70 g farinha
- noz moscada

Massa:
- 700 g farinha tipo 65
- 500 g água
- 2 c. chá sal
- 1 fio de azeite

Montagem:
- 3 ovos batidos
- pão ralado
- óleo para fritar


Preparação do recheio:

Comece por picar a salsa e reserve-a. Eu esqueci-me, e piquei-a depois no super-chef da Tupperware.


Coloque no copo a água, 20 g de azeite, 1 c. chá de sal e o cesto com a pescada. Programe 20 min, 100º, vel 3.
Retire o cesto e reserve a água de cozedura.

Limpe o peixe de peles e espinhas, e reserve.
Antes do peixe terminar de cozer, eu juntei algumas gambas cozidas congeladas, e depois reservei-as com o peixe.

No copo limpo coloque a cebola, os alhos e o restante azeite, e pique 5 seg, vel 5.
Com a espátula, baixe o que ficou nas paredes do copo, e refogue 5 min, temp 100º, vel 1.


Ao refogado junte a pescada arranjada (não junte as gambas), e desfie 4 seg, colher inversa, vel 4.

Retire para uma taça, junte a salsa e as gambas e envolva bem. 


Sem lavar o copo, coloque 200 g da água de cozedura reservada, os restantes ingredientes do recheio e programe 8 min, 90º, vel 4.

Retire imediatamente e envolva com o preparado do peixe.
Reserve.

Se quiser, coma assim com uma colher de sopa.
Se conseguir resistir, faça a massa.


Preparação da massa:

As quantidades são demais para se fazer tudo de uma vez, por isso faça em 2 vezes.


Comece por pesar a farinha em 2 recipientes separados. Pese 350 g em cada recipiente e reserve.
No copo, coloque 200 g da água de cozedura reservada, 250 g de água, 1 colher de chá de sal fino e programe 5 min, 100º, vel 1.


Deite a farinha de 1 dos recipientes com 350 g e programe 15 seg, vel 6. Durante isto, deite através do bocal da tampa um fio de azeite.
Retire e deixe arrefecer.
Repita estes passos para os restantes 350 g de farinha.


Montagem:


Numa superfície lisa, estenda a massa. Como é muita, faça bolas pequenas de cada vez e estenda-as com o rolo. Estenda bem fininha, mas sem rebentar.
Coloque 1 colher de sopa de recheio na massa, feche retirando bem o ar, e corte os rissóis com um copo, como se vê na fotografia.
Não use um cortador de massa mas sim um copo, porque o copo ajuda a pressionar e fechar a massa conforme a corta, para que os rissóis depois não se abram.



Bata 3 ovos num prato fundo, e coloque pão ralado noutro prato fundo.
Passe os rissóis pelo ovo e depois pelo pão, e disponha-os em caixas de congelação.
Se colocar uns por cima dos outros, separe-os com papel vegetal para não se colarem.


Ao fim de algum tempo, deverá ter isto.
Eu coloquei-os em caixas de congelação da Tupperware, e congelei 3 dúzias.

Não é preciso descongelá-los para os fritar.

Frite-os em óleo quente até ficarem dourados (alguns minutos de cada lado).




8 comentários:

  1. Eu faço a massa de maneira tradicional e é super facil de fazer...
    Os de peixe ficam optimos os meus meninos adoram.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  2. Ficaram óptimos.
    Realmente com a Bimby é muito mais fácil!

    ResponderEliminar
  3. Susana eu ainda n tive coragem de fazer rissois :) ficaram com optimo aspecto mas para fazer 45 e parecer 45000 estiveste uma tarde na cozinha eheheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Susana,em primeiro lugar queria te dar os parabéns pela vinda da tua menina.Que continua a correr tudo bem para as duas.

    Passando pelo lindos rissóis que fizes-te,estao uma maravilha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu pensava igual... dá muito trabalho! mas um dia meti a mão na massa e foi super facil! até profiteroles já fiz!! e os nossos ficam sempre melhores!! bjks

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelos vossos comentários, e beijinhos para todas.

    ResponderEliminar
  7. Hola amiga,
    Tô babando de ver suas fotos...Poderia me ajudar e dizer aonde compro aquela panela que estão as postas de peixe creio que é para cozimento no vapor...a marca etc eu quero muito ter uma. É a primeira foto depois da receita
    eneida salvador bahia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eneida,
      Aquela panela é na verdade uma máquina de cozinha muito completa. Chama-se Bimby ou Thermomix.
      Diga-me qual é o seu e-mail para eu lhe enviar as informações todas.
      Obrigada e beijinhos.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...