domingo, 8 de janeiro de 2012

Carne guisada com cerveja, da Nigella


Eu nunca fui muito apreciadora de carne guisada.
No entanto nos últimos anos tenho experimentado receitas um pouco diferentes do que estava habituada, e agora gosto bastante. É o que eu considero "comfort food" à portuguesa, e dá-me tanto prazer comer como fazer.

Esta receita vem do livro "Kitchen" da Nigella.
Leva cerveja e pode ser cozinhada na panela de pressão, mas fica perfeita se for cozinhada numa panela de ferro no forno, e foi assim que eu fiz.

Uma nota: se for cozinhada no forno demora cerca de 3 horas, pelo que esta receita é ideal para fazer ao fim-de-semana, sem pressas, e em grande quantidade, para sobrar para o dia seguinte.

Ingredientes:
- azeite
- 150 g de bacon
- 3 cebolas grandes
- gengibre seco, tomilho e ervas de provence
- 1,2 kg de carne de vaca para guisar, cortada em cubos
- 3 c. sopa de farinha
- 700 ml de caldo de carne
- 4 c. chá de mostarda
- 3 c. sopa de açúcar amarelo
- 1 cerveja preta
- 4 folhas de louro
- sal e pimenta

Preparação:

Ligue o forno a 150º.

Descasque e corte as cebolas em fatias finas.


Deite um fio de azeite numa panela de ferro, ou com um fundo pesado, adicione o bacon em pedaços e leve a lume médio até cozinhar o bacon, cerca de 5 a 10 minutos.


Adicione as cebolas, misture tudo, baixe o lume e feixe cozinhar tapado durante perto de 10 minutos, até as cebolas ficarem macias.


Adicione as especiarias, depois a carne e envolva tudo muito bem.
Adicione a farinha e mexa bem.


Encontrei estes pacotes de caldo no supermercado do El Corte Inglés, e prefiro-os aos cubos de caldo.


Num jarro medidor deite o caldo e a cerveja, adicione a mostarda e o açúcar...


e deite tudo na panela.


Mexa bem, junte o louro, sal e pimenta, e deixe levantar fervura.


Nessa altura tape a panela e leve ao forno. (a pega da tampa desta panela aguenta até 200º de temperatura)
Deixe cozinhar durante 2h30 a 3h no forno, até a carne ficar bem tenra.


Aqui desculpem-me mas esqueci-me de tirar a fotografia assim que saiu do forno, e só me lembrei quando já tinha servido metade dos pratos. :-)
Retire do forno e sirva com acompanhamento a gosto. (eu servi com arroz branco)

Ficou muito boa!


2 comentários:

  1. ficou bom de certeza!
    Adorei a combinação de sabores.

    ResponderEliminar
  2. Uma receita a fazer!! que optimo aspecto, gosto de cozinhar com cerveja por isso gostei muito desta receita, bjks

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...