A ideia destes bombons veio do site da Bakerella.
São feitos com bolo esfarelado misturado com cream cheese frosting, e cobertos com ganache de chocolate ou com chocolate fundido.
Depois do bolo arrefecer, parte-se em pedaços dentro de um recipiente e...
... e esfarela-se com um garfo.
Junta-se um bocado de cream cheese frosting ou outro creme a gosto, e mistura-se tudo bem até ficar com uma consistência moldável mas que aguente o formato.
Nota importante: Eu pus demasiado creme! Muito mesmo!
Deveria ter usado metade ou 1/3 da quantidade que se vê aqui. Como resultado ficou doce... muito doce... muito muito doce mesmo...
e teria ficado melhor se estivesse menos doce e com uma consistência mais parecida com bolo.
Assim, só se consegue comer 1 de cada vez, e se fosse menos doce, conseguia-se comer mais de cada vez...
Isto para mim é importante, porque eu tenho mais olhos que barriga (como se costuma dizer), e gosto de doces pouco doces para poder comer mais quantidade sem me fartar.
Mas voltando às cake balls...
Devem ficar moldáveis mas com uma consistência que permita manter o formato.
Molda-se esta massa em forma de bolinhas ou outro formato que se queira, e leva-se ao frigorífico ou congelador durante algumas horas.
Depois, faz-se o chocolate.
Parte-se uma tablete de chocolate de culinária e reserva-se.
Truque para partir o chocolate: com a tablete fechada, bate-se com a tablete na bancada da cozinha algumas vezes, até se sentir que já está partido. Depois é só abrir e usar, e não se suja nada.
Aquece-se um pacote de natas no microondas, no fogão ou na bimby (5 min, 90º, vel 1), até ficar praticamente a ferver, retira-se do lume e junta-se o chocolate partido.
Deixa-se derreter um pouco e mexe-se muito bem com uma colher ou vara de arames, ou na bimby (15 seg, vel 5 ou 6).
Se for preciso que o chocolate fique mais líquido, junta-se leite muito quente 1 colher de sopa de cada vez, até ter a consistência desejada.
É preciso referir que isto nem sempre me corre bem... derreter chocolate não é a coisa mais fácil do mundo, pois é muito fácil o chocolate queimar e aí já não se consegue fazer mais nada com ele.
Quando isso me acontece, ponho tudo no lixo e começo de novo com uma tablete nova.
Voltando às cake balls, ao fim de algumas horas no frigorífico ou congelador estão prontas para cobrir com o chocolate. E há 2 maneiras de o fazer:
1- se se tiver colocado as bolas no congelador, pode-se mergulhá-las ou fazê-las rolar no chocolate com a ajuda de 2 colheres.
2- se tiverem estado no frigorífico (que foi o caso neste dia), para que não se desmanche o formato, é mais fácil regá-las com o chocolate. Para isso o chocolate deve estar mais líquido, pelo que eu lhe fui adicionando leite muito quente para o manter líquido.
Para regar as bolas, deve-se colocar as bolas numa grade com uma tábua de cozinha, tabuleiro ou tapete de pastelaria por baixo, para ser mais fácil apanhar o chocolate que pinga e para ser mais fácil limpar.
De seguida, levam-se ao frigorífico durante mais algum tempo, ou até servir.
Se se utilizar chocolate fundido sem natas ou leite, o chocolate fica imediatamente sólido assim que cobrir as bolas, pelo que não é necessário ir mais ao frigorífico.
Os meus bombons ficaram assim por dentro.
Estavam muuuito bons...
Adorei o seu blog e já sou sua seguidora.
ResponderEliminarEspreite a minha cozinha em http://cozinharcomanadeportugal.blogspot.com/
Cumprimentos
Ana de Portugal