segunda-feira, 25 de julho de 2011

Queques de Cereja



Estes queques ficaram deliciosos!

Se calhar parece mal eu começar o post assim, mas é a verdade, e dita pelo meu marido que, quando chegou a casa, comeu 3 queques de seguida. :-)

Tinha muitas cerejas no frigorífico que o meu irmão me deu, que lhe foram oferecidas por um produtor do fundão, e achei que deviam ficar bem nuns queques para o pequeno-almoço ou lanche. E acertei, pois esta receita é para repetir.

Fiz a receita de queques de mirtilo do livro Martha Stewart's Baking Handbook, só que sem os mirtilos. :-)
(a receita do site é diferente da do livro, eu fiz a do livro)


Ingredientes: (para 12 queques)
- 2 cups farinha de bolos (já com fermento)
- 1/2 c. chá de sal
- 115 g manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 1 cup açúcar
- 2 ovos
- 1/2 cup leite (120 ml)
- 2 cups de cerejas sem caroço (eu cortei-as ao meio e descarocei)


Preparação:

Ligue o forno a 180º.

Numa taça misture a farinha e o sal, e reserve.


Na taça da batedeira, coloque o açúcar e a manteiga e bata em velocidade média-alta até que fique bem fofo, aproximadamente durante 3 minutos.

Agora desculpem-me, mas fui-me esquecendo de tirar as fotografias dos passos seguintes:
Quando a manteiga e o açúcar estiverem bem batidos, adicione um ovo de cada vez, batendo bem.

Reduza a velocidade da batedeira para baixa e adicione a farinha alternando com o leite, começando e acabando com a farinha.
Não bata demais, é preferível terminar de envolver a farinha depois com a espátula.


Misture as cerejas num pouco de farinha, e envolva-as na massa mexendo delicadamente.


Coloque a massa em formas de queques, untadas ou não, conforme for necessário.
Estas minhas formas de silicone não necessitam de ser untadas.

Leve ao forno durante 20 a 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia seco.


3 comentários:

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...