domingo, 25 de março de 2012

Picadora de carne


Este é o meu último gadget de cozinha. :-)

Parece que estou a voltar aos tempos do antigamente, quando era pequena e ajudava a minha avó a picar a carne em casa, numa picadora que se prendia à mesa da cozinha, e funcionava à manivela.

Esta faz o mesmo efeito, só que não funciona à manivela. :-)

Comprei esta picadora porque me fartei de comprar carne picada com bocados de cartilagem, de gordura, até de ossos, e com restos de outras carnes picadas antes da minha no talho.
Já para não falar de quando quero carne picada de aves e tenho que ir de propósito ao talho do Jumbo, onde têm 1 máquina para picar aves e outra para vaca e porco, pois no Pingo Doce ao pé de mim só têm 1 máquina de picar, e a contaminação cruzada é uma realidade que me assusta um pouco.

Assim, decidi que o melhor seria poder picar a minha própria carne, sabendo sempre o que estou a picar e arranjando a carne ao meu gosto.

De certeza que há quem não concorde comigo, mas eu gosto de poder fazer este tipo de coisas em casa, dá-me prazer, e desde que tenha os utensílios para me ajudar, não acho que me dê mais trabalho.


Esta máquina é na verdade um acessório da minha batedeira Kenwood Chef.
É toda feita em metal pesado e resistente, totalmente desmontável, e prende-se à saída de baixa velocidade da batedeira.
Não tem motor próprio, pelo que não se avaria. Utiliza o motor da batedeira.
Tem 3 discos com buracos de diferentes tamanhos, para picar fino, médio ou grosso, e tem 2 acessórios para fazer salsichas (que eu vou usar para fazer croquetes) e kebabs (que eu não sei o que é, por isso não vou usar, he he).

O disco fino serve para picar carne cozinhada e quaisquer outros alimentos cozinhados para patés ou croquetes, por exemplo.
O disco médio serve idealmente para carne crua.
O disco grosso serve para queijo duro, frutos secos, legumes, casca de citrinos para adicionar às compotas, etc.

No interior tem uma espécie de rosca de metal que pica a carne e a empurra para os discos de corte.

É muito fácil de montar, desmontar, usar e lavar!
E o resultado é carne bem picada, como se fosse no talho.

Neste dia piquei vaca com o disco médio, para fazer almôndegas.
Comprei a carne já em pedaços, a embalagem dizia jardineira.

Liga-se na velocidade 4, empurra-se a carne com o empurrador e sai assim picada directamente para a taça.

Aproveitei para picar logo uma quantidade maior (1 kg) e fazer almôndegas para congelar.
Depois foi só juntar os restantes ingredientes, e fazer as almôndegas.

3 comentários:

  1. Oi oi,

    Gosto desse novo gadget ;)

    Leio o teu forum assiduamente e tiro imensas ideias. Até reparo que tens cuidado em consumir imensas coisas biológicas, pelo que devo confessar que me assustou uma coisa que li...tu compras carne em supermercados? :|

    Quando comprei casa andei à procura daquelas comodidas todas que procuramos, e um talho fazia parte da lista. Apanhei uma ou outra pessoa à saída e perguntei opinião do talho. Hoje em dia sei aquilo que consumo, e sei também que é carne que pasta e não daquela que está fechada e é alimentada somente a rações.
    A mesma coisa com os ovos, sei que os meus sao mesmo biológicos, porque até "conheço" algumas das galinhas que mos fornecem, lol.

    Beijinhos,
    Andreia

    ResponderEliminar
  2. Thank you for any other great article. Where else may anybody
    get that type of information in such an ideal approach of writing?
    I've a presentation next week, and I'm at the search for such info.


    my blog; judi bola

    ResponderEliminar
  3. I've been browsing online more than 3 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my view, if all web owners and bloggers made good content as you did, the net will be a lot more useful than ever before.

    my blog :: bola tangkas

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...