quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pão branco caseiro na MFP


Desde que comprei a minha máquina de fazer pão (mfp), há 1 mês e meio, só tinha feito pão com farinhas preparadas. Usei de todas as marcas, e as minhas preferidas foram as da Nacional.

Mas agora tudo mudou!

No Natal o meu marido ofereceu-me o livro "The Breadmaker Bible", que eu tinha na minha lista de desejos da Amazon, e que tem as mais variadas receitas de pão para fazer na máquina.

Este foi o 1º pão que fiz, que é também o 1º do livro, e ficou óptimo! Não tem nada a ver com os pães feitos com as farinhas preparadas, é muito melhor.



A receita pede muito menos água do que eu costumava colocar, e o pão não cresce tanto como os que eu fazia, mas fica com uma consistência e sabor muito melhor!
Ficou com uma côdea mais dourada e crocante, o miolo é macio mas não se esfarela, e sabe mais a pão do que os anteriores.

Ficou aprovadíssimo!

Aqui fica a receita.
Nota: o livro dá as quantidades também em cups, para o que se deve usar o copo que vem com a máquina (1 cup = 225 ml).
Também se deve sempre usar a colher de medida que vem com a máquina, que tem 1 c. sopa e 1 c. chá.

Ingredientes:
- 225 ml (1 cup) de água
- 2 c. sopa de manteiga derretida, arrefecida
- 1 1/2 c. sopa de açúcar
- 1 1/2 c. chá de sal fino
- 450 g (3 cups) de farinha de trigo T65
- 1 1/2 c. chá de fermento seco rápido (eu usei da Vahiné)


Preparação:

Coloque os ingredientes na cuba pela ordem indicada: primeiro a água, depois a manteiga, o açúcar e o sal, cubra com a farinha e espalhe o fermento por cima da farinha (não deixe o fermento entrar em contacto com o açúcar ou o sal).
Escolha o programa de pão básico, peso 750 g, côr média, e ligue a máquina.
Quando acabar, desenforme o pão e deixe arrefecer antes de cortar.

4 comentários:

  1. Hummm parece que ficou gostoso hein!! Vou testar na minha super máquina depois!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Comprei também a maquina, mas pão nao cresce. Qual é a marca da farinha que usa? eu comprei nacional tipo 55!agora o fermento nunca experimentou o royal? é que o meu pao nao cresce e a medida dos ingredientes acho que~tenho k adaptar. Levedura de cerveja ou fermento padeiro fresco nunca usou?

    Pode responder para meu e-mail? kobudoca@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Não use fermento royal porque não é eficaz para fazer pão. Só fermento de padeiro (fresco ou seco)

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    Obrigada pelo blog, tem coisas fantasticas. Em relaçao ao fermento, qual a porporção para o fermento fresco?
    Cumps
    Mafalda

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...