Esta receita é do livro "Kitchen" da Nigella Lawson, que também já existe em versão portuguesa com o nome "Cozinha". Eu tenho a versão original que comprei no Amazon.co.uk, porque era mais barato do que comprar cá.
Gosto muito do livro e já tenho várias receitas seleccionadas para ir fazendo nas próximas semanas.
Esta receita saiu muito bem, é bastante versátil, dá para usar com diversos acompanhamentos, e dá também para congelar, que foi o que eu fiz com o que sobrou: congelei 5 copos da Avent.
E agora vocês perguntam: "o que são copos da Avent?" São os copos que usei quando o meu filho era bebé para congelar as sopas para ele. Servem para congelar leite ou alimentos, são descartáveis ao fim de algumas utilizações, são muito práticos e ocupam pouco espaço no congelador.
Aqui há uns tempos andei a arrumar a despensa e encontrei os copos que tinha arrumado até ao próximo bebé, e lembrei-me de os utilizar para a nossa comida. Também vão servir para o meu marido levar comida cozinhada congelada para Angola. :-)
Mas aqui fica a receita.
Ingredientes:
- 1 alho francês
- 2 cenouras
- 2 cebolas pequenas
- 3 dentes de alho
- 100 g de bacon fumado
- azeite
- sal e pimenta
- 3 c. sopa de açúcar amarelo
- 500 g de carne picada (de preferência biológica)
- 1 lata de tomate pelado em pedaços (eu só tinha inteiro, mas também serviu)
- 2 c. sopa de whisky
- 2 c. sopa de molho inglês
Preparação:
Descasque, lave e corte os vegetais em pedaços grandes, e coloque-os no copo da Bimby, juntamente com o bacon. Pique 8 seg, vel 5.
Desça tudo das paredes do copo, adicione o azeite e cozinhe durante 15 min, 100º, vel colher.
Quando terminar o tempo, adicione a carne e 2 colheres do açúcar, envolva um pouco com a espátula e programe 4 min, 100º, colher inversa.
Entretanto prepare num jarro os ingredientes líquidos: Coloque o tomate e o sumo da lata, o molho inglês, o whisky e a colher de açúcar que faltava.
Junte isto à carne no copo da Bimby e cozinhe durante 25 min, 100º, colher inversa.
Nota:
A receita original dizia para colocar também a lata do tomate cheia de água, mas ficou com molho demais, por isso na próxima vez não coloco a água.
Servi com esparguete, mas pode ser servido com aquilo que se quiser, incluindo numa sandes.
Ficou muito boa, com gosto de molho de barbeque.
Susana ficou com delícia esta carne e o acompanhamento acertaste em cheio :)
ResponderEliminarBeijinho