segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Bolo de pêra e canela



Estava com saudades de fazer um bolo!

Já não fazia um bolo desde que comecei a ir à nutricionista, no último trimestre da minha gravidez, há uns meses atrás.
Na verdade a nutricionista não correu muito bem, e deixei de ir às consultas ainda antes da minha filha nascer. Consegui controlar as hipoglicémias que podiam provocar diabetes gestacional, mas depois a nutricionista achou que eu queria parar de engordar e deu-me uma dieta muito restritiva, e eu não achei graça nenhuma àquilo e não fui mais lá.
Afinal, se não posso comer quando estou grávida, que é exactamente quando gosto mais de comer, quando é que vou poder?!

E, felizmente, para mim é muito fácil emagrecer, por isso não me preocupei nada com os 15 kg que engordei desta vez, tal como com os 16 kg que engordei na gravidez do meu filho. A minha filha nasceu há menos de 2 meses e já só tenho 4 kg para perder! (e o único motivo pelo qual os quero perder, é porque só tenho 1 par de calças para vestir, e o roupeiro cheio de calças e saias que ainda não me servem, hehe.)

Mas chega de conversa e vamos ao bolo. :-)

Esta receita é do livro "Home Cooking" da Trisha Yearwood, e na realidade é um bolo de maçã, mas eu não tinha maçãs e tinha pêras, por isso saiu bolo de pêra e ficou muito bom.

Ingredientes:
- 2 cups de açúcar
- 3 ovos
- 1 1/2 cups de óleo
- 1/2 cup de sumo de laranja
- 3 cups de farinha
- 1/2 c. chá de sal fino
- 1 c. chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 c. chá de canela em pó
- 1 c. chá de fermento
- 1 c. chá de essência de baunilha
- 4 pêras descascadas e cortadas em fatias finas

Preparação:


Na taça da batedeira coloque o açúcar, os ovos e o óleo, e bata em velocidade média durante alguns minutos.
Nota: os copos medidores habitualmente também têm medidas de cups, pelo que eu uso o meu para fazer bolos que pedem as medidas todas em cups.



Adicione o sumo de laranja e bata novamente até estar tudo bem ligado.
Numa taça à parte coloque a farinha e todos os restantes ingredientes secos. Adicione-os à massa e envolva em velocidade baixa só até estarem incorporados. Adicione a essência de baunilha, e envolva.

Entretanto ligue o forno a 170º.


Descasque e corte as pêras em fatias finas, e junte-as à massa, com a ajuda de uma espátula.



Deite a massa numa forma untada e polvilhada com farinha, e leve ao forno durante aproximadamente 50 minutos, ou até que um palito espetado no centro saia seco.



Desenforme e deixe arrefecer numa grelha.

5 comentários:

  1. Susana esta não é uma boa altura para emagrecer, pelo menos falo por mim, agora no Natal não me privo de nada :) depois em Janeiro faço uma dieta :)
    O bolinho ficou delicioso.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso deste tipo de bolo simples, sabe bem em qualquer altura!

    ResponderEliminar
  3. Esse bolinho é optimo para o lanche com uma chavena de café e leite bem quentinho!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Parece-me um bom bolinho!
    Como está correr esta nova fase, espero que bem!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Dois filhotes pequenos é complicado de gerir, sei como é, mas tudo se resolve. Tive o mesmo problema depois da minha 2ª, ou seja roupa no roupeiro que não me servia grsgrs.
    O bolo tem ótimo aspeto, uma boa opção para quebrar uma dietinha :)
    boa semana

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...