segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ketchup caseiro na Bimby


Finalmente decidi-me a fazer ketchup, e já devia ter feito há mais tempo, porque ficou tão bom que não vou voltar a comprar feito.
Ficou delicioso, com uma consistência óptima, e rendeu imenso (800 g).

O meu filho, que adora ajudar-me a cozinhar, ajudou a colocar os ingredientes na Bimby, e deliciou-se com o ketchup ao jantar.

A receita é do livro base da Bimby.

Ingredientes:
- 1000 g de tomate maduro com pele
- 180 g de pimento encarnado
- 130 g de cebola roxa
- 2 dentes de alho
- 100 g de vinagre de vinho tinto
- 1 folha de louro
- 1 pitada de noz-moscada
- pimenta moída
- 1 c. chá de pimentão doce (paprika)
- 1 c. chá de sal
- 100 g de mel

Preparação:

No copo da Bimby coloque o tomate cortado em quartos, o pimento em pedaços, a cebola, os alhos e 50 g de vinagre. O copo fica cheio até cima, mas não se assuste, é mesmo assim. Aqui esqueci-me de tirar a fotografia...
Pique 5 seg, vel 7 (e o copo já não fica cheio).
Adicione a folha de louro e programe 40 min, temp. varoma, vel 2.
Em vez de colocar o copo de medida, coloque o cesto em cima da tampa para evitar salpicos.


Quando terminar o tempo, retire a folha de louro, adicione o restante vinagre (50 g), os temperos e o mel, e programe mais 15 min, tamp. varoma, vel 2 para engrossar. Em vez do cesto, coloque na tampa o copo de medida.

Quando terminar, programe 1 min, vel 3-5-7.


Deite o preparado em frascos bem lavados e esterilizados e feche. Para ganharem vácuo, vire-os de tampa para baixo e deixe arrefecer assim.
Eu não esterilizei os frascos, por isso guardei-os todos no frigorífico. Conservam-se até 3 meses.
Como já disse, rendeu-me 800 g de ketchup.



4 comentários:

  1. Ohhh, fabuloso!! Vou levar esta receita porque o meu pequenito adora ketchup e assim caseiro pode comer sem eu sentir culpa!
    Boa semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo. Se repararmos bem nos ingredientes, não há nada pouco saudável. Não é bom?

      Eliminar
  2. Ficou com óptimo aspecto.
    A Bimby é uma preciosa ajuda.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...