quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Planeamento das refeições

Desde há bastante tempo que encontro em vários livros de culinária, sites, blogs e outros, que uma regra que deve sempre existir em casa, para se comer de maneira mais saudável, é planear as refeições.
Sim, planeamento!
É muito bonito de dizer, talvez fazer 1 vez, planear a refeição de hoje e de amanhã, mas não é fácil uma pessoa acostumar-se a isto. Ok, se calhar não é fácil eu acostumar-me a isto...

Depois de várias tentativas, finalmente encontrei um método que funciona comigo. E não é que planeio mesmo as refeições da semana toda antecipadamente, e resulta? E agora estou a habituar-me a planear para 3 ou 4 semanas.

Se pensarmos bem, quando se tem diversos livros de culinária (os tais cookbooks), mais várias revistas de receitas, mais uma assinatura da revista da Bimby (que é mensal), e ainda se vê vários blogs e sites de culinária todos os dias de onde se tira mais um monte de ideias de receitas, isto não é assim tão difícil.

Então, inspirada por vários métodos, criei a Ementa da Semana, que preencho e afixo no frigorífico todas as semanas.

Começo por ver o que tenho no frigorífico e no congelador e planeio refeições com esses alimentos. Para os restantes dias, escolho as receitas a fazer, e com tudo isso preencho no quadro as colunas "almoço" e "jantar". Na coluna da direita escrevo os ingredientes que não tenho em casa e que preciso de comprar. Alguns ingredientes compro no início da semana, outros (como os frescos e perecíveis) compro durante a semana.
Diariamente só tenho que ver o que vou fazer no dia seguinte e tirar do congelador ou comprar o que falta para esse dia.

Quando sobra comida de uma refeição, cancelo o que tinha planeado para o dia seguinte, e no planeamento da semana seguinte incluo essa refeição.

Este é um exemplo do que já tenho planeado para a próxima semana:

























Desde que me habituei a fazer este planeamento, deixámos praticamente de comprar comida feita (take out) e deixámos de improvisar com pizzas congeladas e outras coisas do género. E passou a ser mais fácil alternarmos as refeições entre carne e peixe.

Tudo isto ocupa-me muito pouco tempo e deixei de me preocupar todos os dias com "o que é que vou fazer para o jantar?".

Para quem quiser, posso enviar o ficheiro por e-mail.

1 comentário:

  1. Querida Susana, lá em casa também vou fazendo assim, já há algum tempo e acho que é esta planificação e organização que me "safa" no escasso tempo que tenho!Bjs Alexandra Chumbo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...