sexta-feira, 21 de outubro de 2011

37 semanas... está quase


Já falta pouco para ver a minha Joana!

Quando escrevi este post em Abril, parecia que este dia às 37 semanas nunca iria chegar.
Mas chegou...
E já falta pouco para a Joana nascer.
Não estou nada nervosa, mas sim desejosa de a ver cá fora e de a ter connosco.
Esta gravidez tem parecido interminável, até a minha obstetra me dizia no outro dia que parece que estou grávida há muito mais tempo do que devia, tais foram as complicações e tantas vezes ela me tem visto. :)

Mas agora está mesmo quase...
É só mais 1 semana.

(e porquê só mais 1 semana?)
Porque a Joana vai nascer de cesariana programada às 38 semanas, devido às complicações do parto do meu filho, que nasceu às 39 semanas de "parto anormal", como eu costumo dizer.

A gravidez do meu filho foi totalmente diferente desta. Foi uma gravidez santa, em que trabalhei o tempo quase todo, passeei, viajei, e fiz tudo o que me apeteceu até ao último dia.
Até o início do parto foi óptimo. Acordei de madrugada já cheia de contracções e com a bolsa rebentada, chegámos ao hospital num instante, deram-me a epidural (que é uma coisa maravilhosa), e tudo estava a progredir bem e depressa.
Entretanto as enfermeiras acharam que havia qualquer coisa errada com a minha bacia, chamaram um médico, depois veio mais outro, mas só diziam que eu ía precisar de ajuda.
Em poucos minutos mandaram o meu marido sair, a sala ficou cheia de médicos e enfermeiras, vi uma ventosa no ar, depois vi uns fórceps, e aí pensei "há algo errado, não é suposto usarem fórceps". De repente uma enfermeira subiu para cima da minha barriga, e eu nem conseguia respirar, quanto mais fazer força. Parecia uma cena de filme.
Finalmente conseguiram puxar o Luís (acho que arrancá-lo é a palavra mais correcta), e eu só vi uma perna roxa no ar enquanto lhe cortavam o cordão e o levavam para o berço ao meu lado.

E foi aí que o meu mundo se ía desmoronando...
Numa questão de segundos vi o médico entubá-lo e a equipa reanimá-lo. Eu nem tinha visto aquelas pessoas ali... só então me apercebi que já estava ali uma equipa da neonatologia.
Foram uns minutos intermináveis, com a sala em silêncio absoluto, todos parados a olhar para aquela equipa, enquanto a enfermeira apertava o saco ambu e o médico o auscultava à procura de batimento cardíaco.
E eu calada só pensava "não fales, deixa-os trabalhar, eles sabem o que estão a fazer, não fales".

Ao fim de algum tempo tiraram-lhe o tubo e ele chorou... foi o som mais bonito do mundo!

O Luís pesava 2,875 kg, não era um bebé grande. Explicaram-me que ele não tinha rodado e tinha ficado preso. Só mais tarde a pediatra me explicou as consequências que aqueles minutos poderiam ter causado.
Felizmente é um menino perfeitamente saudável, e desde esse momento em que ele chorou que eu decidi que os meus futuros filhos só viriam ao mundo de cesariana. Porque não volto a arriscar a vida do meu filho daquela maneira, nem permito que me forcem a isso.

E assim, a Joana vai nascer de cesariana marcada daqui a 1 semana.
E eu estou desejosa de a ver. :-)

Beijinhos!

6 comentários:

  1. Estás uma mamã linda Susana e claro que ansiosa mas vai tudo correr bem e eu estou aqui a torcer por ti e pela tua Joaninha. Que Deus te deia uma hora pequenina e com uma grande benção...DAR VIDA!!

    Beijinhos e bom fim de semana!!

    ResponderEliminar
  2. Votos de felicidade e muita força!:)

    ResponderEliminar
  3. Susana, estou arrepiada com o teu relato do nascimento do teu filhote, porque me fizeste reviver os momentos que passei quando o meu nasceu; essa parece a "minha história" sem tirar nem por, posso acrescentar só que não me fizeram cesariana na altura porque não havia anestesistas disponíveis, mas as palavras "que o arrancaram dentro de mim" são exactamente o que eu senti... :-((, e o panico que senti enquanto o reanimavam... A recuperação do estrago que fizeram em mim também foi muito dolorosa e demorada, mas já lá vai e o que importa é que felizmente é uma criança saúdavel :-))
    E a minha Joana também nasceu de 38 semanas e de cesariana, precisamente por causa das complicações do parto anterior e porque apesar de ter sido uma gravidez tranquila, foi mais cansativa porque a princesa decidiu ficar sentada até ao fim o que provocou algum mau estar porque a sensação de peso na barriga era muito grande :-))
    Espero que desta x corra tudo bem contigo :-))
    Um beijinho grande e felicidades.

    ResponderEliminar
  4. Também eu tive duas gravidezes completamente diferentes, ambas culminaram em cesarianas mas mesmo muito diferentes uma da outra.

    Desejo do fundo do coração que corra tudo pelo melhor!

    ResponderEliminar
  5. Susana minha querida estas uma grávida linda e muito elegante, fizeste a opção correcta e só desejo que tudo corra bem :)

    Dá notícias tuas e da joaninha.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Susana

    Por esta altura já deves ter a tua Joaninha contigo, muitas felicidades para toda a tua familia e muita saude para os filhotes.

    Bjs e tudo de bom.

    Leticia

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...