quinta-feira, 16 de junho de 2011

Cadeiras-Auto para Crianças - viajar virado para trás

Quando o meu filho nasceu, eu e o meu marido não percebíamos nada de cadeiras-auto e segurança no automóvel. Quando fomos comprar o carrinho e o ovo eu até perguntei à vendedora como é que se instalava o ovo virado para a frente, porque queria transportá-lo assim, e depois disso a vendedora já nem me queria vender o ovo. :-)

Nessa altura (há 4 anos) é que aprendi que os bebés têm sempre que ser transportados virados para trás, e instalei sempre o ovo correctamente.

Aos 8 meses e 8 kg, o Luís já não cabia no ovo, pois o ovo era muito pequeno, e mudámo-lo para a cadeira seguinte: do grupo 1, que dá dos 9 kg aos 18 kg, e virada para a frente.
Nessa altura, só havia uma ou duas cadeiras viradas para trás, mas não ficavam muito bem presas e, além disso, toda a informação que nos deram (das marcas, nas lojas, dos amigos...) era que a partir dos 9 kg se podia virar o bebé para a frente.

A assim, aos 8 meses, e ainda um perfeito bébé, virámos o nosso pequenino para a frente, pois pensávamos que era seguro.

9 meses depois, quando ele tinha 18 meses, li por acaso num fórum de mães e pais (o Pink Blue) que existiam cadeiras viradas para trás que davam até aos 18 kg ou aos 25 kg, e que eram seguras. Os pais portugueses que as tinham, diziam quase todos que as tinham comprado pela internet, a uma loja sueca, e que eram todas homologadas de acordo com a directiva europeia, pelo que podiam ser usadas em todos os países da Europa.

Comecei a pesquisar, encontrei vários sites sobre o assunto e quando mostrei os filmes dos crash-tests ao meu marido, ele também ficou interessado em continuar a pesquisa.
No espaço de 1 mês, encontrámos toda a informação de que necessitávamos, descobrimos que em Portugal também se podia comprar algumas destas cadeiras, encomendámos uma e, aos 18 meses, o nosso filho voltou a viajar virado para trás.


O nosso motivo foi a segurança do pescoço e da cabeça, pois a cabeça de um bebé e de uma criança pequena é muito maior em relação ao resto do corpo do que a de um adulto, por exemplo, pelo que o seu elevado peso se torna particularmente perigoso em caso de acidente.
Também, a articulação do pescoço ainda não está totalmente desenvolvida, pelo que as lesões de um acidente poderão ser muito graves.


Uma pergunta que surge sempre é “e o espaço para as pernas”?
Viajar no sentido inverso ao da marcha, permite proteger o pescoço da criança, pelo que as pernas não são o elemento principal a proteger. Tratar e curar uma perna partida é muito mais simples do que tratar um pescoço partido.


Para quem se pergunta, ele adaptou-se perfeitamente bem, não estranhou nada, e notava-se que estava bem mais confortável do que antes, pois já não sentia as travagens bruscas.
Como a cadeira é mais alta que o ovo (a posição é diferente), vê tudo pela janela, e vê-nos a nós por um espelho que colocámos no encosto de cabeça do banco traseiro.

E até hoje, com 3 anos e 4 meses, continua a viajar assim, pois continua a caber na cadeira.
Algum tempo depois, comprámos outra para o nosso 2º carro, mas desta vez tivémos que a encomendar pela internet à tal loja sueca, pois as que se vendiam cá eram grandes demais para o carro.

Há quem pense que estas cadeiras são mais caras do que as outras, mas na verdade ambas foram mais baratas do que da Bébé Confort que tínhamos antes. Cada uma custou pouco mais do que € 250.



Assim, o meu filho viaja virado para trás em 2 cadeiras:

- Britax Multitech, comprada na Volvo em Lisboa. Dá dos 9 kg aos 25 kg virada para trás, e dá até aos 36 kg virada para a frente.



- Britax Hi-Way, comprada em www.carseat.se. Dá até aos 25 kg virada para trás.



Quando atingir o limite de peso da cadeira ou o limite em tamanho, iremos virá-lo para a frente já para uma cadeira do grupo seguinte, mas isso só irá acontecer talvez no próximo ano (aos 4 anos).


Deixo-vos uma série de links, que me foram muito úteis ao longo desta pesquisa:

www.carseat.se
www.rearfacing.co.uk
www.besafe.eu


4 comentários:

  1. obrigada pela tão extensa e cuidada informação. Vou divulgar pelas minhas amigas que estão nesta fase de compras e preocupações.
    Parabéns por ter sido activa em confrontar a Deco, espero que eles sejam profissionais e que lhe respondam

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  2. Muito bom post. Agradeço imenso a sua preocupaçao em divulgar a sua pesquisa.
    Ana gomes

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Ando à procura de uma cadeira para o meu bebé que daqui a uns meses vai deixar de caber no coquinho. Queria comprar na www.carseat.se mas não sei se as cadeiras vão caber no meu carro que é pequeno (um renault modus). Qual das duas que comprou é mais indicada? Estas cadeiras inclinam???

    Obrigada. Este post foi muito útil!

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    Respostas
    1. Olá Cláudia. O melhor é escreveres um email ao Hakan da carseat.se, a explicares qual é o teu carro e o que procuras, e ele aconselha-te a melhor solução. Fiz isso quando comprei a Hi-Way e foi ele que me ajudou a escolher. A Hi-Way é mais pequena do que a Multitech, cabe em carros muito pequenos, e é muito confortável. O meu filho viajou nela até aos 3 anos e 8 meses. Agora é a minha filha que viaja nela (tem 14 meses).
      Obrigada pela visita e felicidades.

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