sábado, 5 de fevereiro de 2011

Creme de alho francês

O que eu mais cozinho cá em casa é sopa.
Claro que, com um filho de 2 anos é normal que faça muita sopa, porque fazemos questão de ter sopa à refeição todos os dias (pelo menos isto é verdade no inverno, no verão já é outra história).

A minha primeira sopa no blog é creme de alho francês.

É preciso incluir aqui uma nota, para dizer que TODAS as sopas cá em casa são cremes! Porque se não forem cremes, o Luís não as come. E fazer sopa com espinafres ou agriões (ou outra coisa qualquer) mais ou menos inteira, e depois ter que "pescar" todas essas coisas do prato dele, não apetece muito.
Por isso as sopas são todas passadas, e end of story.

A minha maneira de fazer sopa é abrir o frigorífico e misturar quase todos os legumes e verduras que encontro lá dentro. Junto sempre 1 cebola e 1 dente de alho e, de vez em quando, uma batata.
Neste caso, além desses, usei 1 cenoura, 1 courgete, 1 nabo e muitos alhos franceses pequeninos. Quase todos estes legumes eram biológicos.


Descascam-se e cortam-se em bocadinhos (habituei-me a isto por causa da Bimby, para caberem mais no copo), e põe-se tudo dentro da panela de pressão (ou da Bimby). Juntei um pouco de sal grosso e salsa (que tinha congelada).
Deita-se água até quase cobrir os legumes, QUASE, porque se cobrir depois no fim fica muito líquida, e cá em casa gostamos das sopas mais cremosas.


Programa-se a panela de pressão (a minha é eléctrica) para 15 minutos, ou a bimby: 30 min, 100º, vel 1.
Quando acabar o tempo, junta-se um pouco de azeite, e passa-se tudo com a varinha ou na Bimby: 1 min, vel 3-5-7.


E fica assim, passadinha e deliciosa.
Como faço sempre muita sopa, dá-nos para mais ou menos 3 dias, e guardo-a num tupperware apropriado no frigorífico.


Uma sopa é o melhor início para qualquer refeição.

2 comentários:

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.