segunda-feira, 28 de março de 2011

Sloppy Joe de Feijão Preto na Bimby



Já tinha feito esta receita antes, mas desta vez fiz na Bimby e com alguns ingredientes diferentes, e ficou igualmente bom.

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

- 1 cebola pequena
- 1/2 pimento verde
- azeite
- 1 lata de tomate pelado
- 1 c. sopa de açúcar amarelo
- 1 c. sopa de mel
- 1 c. sopa de mostarda
- um pouco de vinagre balsâmico
- sobras de feijão preto cozido ou 1 lata de feijão preto
- 2 pães cortados ao meio na horizontal



Preparação:


No copo da Bimby coloque a cebola e pique 5 seg., vel 5.
Junte o azeite e refogue 2 min, 100º, vel 1.


Adicione o pimento e pique 3 seg, vel 4, e programe 3 min, 100º, vel 1.



Deite no copo os tomates com o molho, o açúcar, o mel, a mostarda e o vinagre e marque 10 min, 100º, colher inversa.



No fim do tempo, abra a tampa e parta os tomates com a espátula.
Feche de novo o copo e marque mais 5 min, 100º, colher inversa, sem o copinho em cima para evaporar um pouco do molho.



Antes de adicionar o feijão, como o molho era muito só para nós o 3, coloquei numa caixa tupperware uma parte do molho e guardei para o dia seguinte. Ao restante, juntei o feijão e prossegui com a receita.


Adicione o feijão e aqueça 2 min, 100º, colher inversa.


Torre um pouco as 4 fatias de pão e coloque 1 fatia em cada prato com o miolo virado para cima.
Por cima do pão coloque o feijão escorrendo um pouco do molho, e polvilhe com queijo parmesão ralado.

Sirva imediatamente.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Quinoa de pequeno-almoço



Tal como já referi aqui e aqui, ao fim-de-semana gosto de fazer um pequeno-almoço diferente, e esta é mais uma receita que fiz, adaptada do blog Eighty Twenty.
Foi a primeira vez que comemos quinoa e não será certamente a última, pois ficou muito bom.

Ingredientes:
(para 2 pessoas)

- 1/2 copo de quinoa
- 1 copo de água
- uma pitada de sal
- 2 c. sopa de amêndoas laminadas
- 1 c. sopa bem cheia de mel
- uma pitada de canela

Preparação:

Numa panela pequena aqueça a água e, quando estiver a ferver, junte-lhe a quinoa e um pouco de sal.
Deixe cozer durante 10 a 15 minutos, até a quinoa estar cozida.


Á parte, numa frigideira anti-aderente quente, toste as amêndoas até começarem a ficar douradas, com cuidado para não as deixar queimar.


Adicione o mel e a canela, deixe aquecer e retire do lume.



Sirva a quinoa ainda quente, por cima coloque iogurte e regue com o mel e as amêndoas.

A quinoa é um grão rico em proteínas, e é um pequeno-almoço saboroso, nutritivo e diferente.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Barritas de cereais caseiras



Já andava há algum tempo para fazer estas barritas de cereais, e andava a adiar porque pensava que ía ser difícil e demorado. Não podia estar mais enganada! São bem fáceis e rápidas de fazer e ficam muito boas.
A ideia veio da Lindsay do blog Eighty Twenty, de onde já tenho tirado algumas ideias muito boas, e adaptei a receita ao nosso gosto e ao que tinha na despensa.

Ingredientes:
(para aprox. 20 barritas)

- 220 g (3 cups) de flocos de aveia enrolados (não dos pré-cozinhados)
- 35 g (1/2 cup) de flocos de trigo
- 85 g (3/4 cup) de amêndoa em palitos
- 15 g de nozes
- 20 g de avelãs
- 20 g (1/4 cup) de côco ralado
- 1 c. sopa de sementes de linhaça trituradas
- 50 g (1/2 cup) de chocolate negro triturado
- 1 lata de leite condensado light




Preparação:

Pré-aqueça o forno a 170º.
Coloque uma taça grande em cima da tampa da Bimby e comece a pesar os ingredientes secos para dentro da taça:



Coloque a aveia, o trigo, o côco, as amêndoas e as sementes de linhaça.



No Super-Chef da Tupperware coloque as nozes e as avelãs e pique com 2 ou 3 puxadelas do cordão. Adicione aos flocos.



No copo da Bimby coloque o chocolate em pedaços, pique com 3 toques de turbo e junte aos flocos.



Misture bem os ingredientes, deite o leite condensado por cima e misture com 2 colheres de pau ou com as mãos até estar tudo muito bem misturado e todos os ingredientes estarem cobertos com o leite condensado.
O leite funciona como a "cola" que vai manter as barritas inteiras, ao mesmo tempo que lhes dá alguma doçura.



Unte 1 ou 2 pyrex de forno e forre com papel vegetal, para facilitar o desenformar das barritas.



Deite a mistura no pyrex e calque muito bem com as costas de uma colher de metal. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos.



Quando retirar do forno deixe arrefecer durante uns 5 minutos, desenforme para uma superfície lisa e corte em barritas com uma faca afiada. Deixe arrefecer completamente e guarde numa caixa hermética.



Fiquei mesmo muito feliz com o resultado!
Eu e o meu marido levámos connosco para o emprego durante a semana, e foram os nossos snacks de meio da manhã ou da tarde.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Tortilha de Batata, Pastinaga e Agrião



Até há pouco tempo, eu pensava que fazer uma tortilha era um bicho de sete cabeças.
Parece um disparate, não é?´
Na verdade eu nem gostava muito de tortilha, e não lhe achava graça nenhuma até que, num restaurante pequenino ao pé do meu emprego, a cozinheira começou a fazer uma tortilha de queijo e fiambre muito boa.

Entretanto, quando comprei a minha panela de pressão eléctrica espanhola (a Fussion Cook) vi fazer uma receita de tortilha nessa panela (sim, tortilha na panela de pressão... e fica muito boa, acreditem) e apercebi-me de que é uma coisa bem mais simples do que eu pensava.

Desta vez não fiz na panela de pressão, isso fica para outro dia e outro post. Desta vez fiz mesmo ao fogão, e pela primeira vez consegui virá-la e saiu muito bem!

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

- 8 ovos (na próxima vez ponho 10)
- 1 batata grande
- 1 cebola
- 3 pastinagas pequenas (também se encontra com o nome de parsnips)
- 1 molho pequeno de agrião, usando só as folhas
- sal e pimenta
- azeite



Preparação:

Descasque as pastinagas e corte-as em cubos.

Descasque as batatas e corte-as em cubos (eu usei o Multifunções da Tupperware, que também uso para cortar batatas em palitos).

 
Coloque as batatas e a pastinaga na Actifry, regue com um fio de azeite (meia colher medida) e frite durante 20 minutos.
Nota importante: para se fazer uma verdadeira tortilha à espanhola, não se deve fritar as batatas, deve-se cozinhá-las com a cebola para ficarem macias e desfazerem-se um bocado. Mas eu gosto do sabor das batatas meio fritas/meio cozidas dentro da tortilha, por isso frito-as um pouco antes de juntar ao resto.


Enquanto as batatas fritam, descasque e lamine a cebola, e separe as folhas do agrião e lave-as.


Numa taça ou caixa Tupperware, bata os ovos, tempere-os com sal e pimenta...


... e junte-lhes o agrião.


Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite...


... e quando estiver quente, adicione a cebola e deixe amolecer um pouco durante 2 minutos.


Junte as batatas e pastinagas à cebola...


... e deixe cozinhar durante 5 a 10 minutos, até ficar macio.


Adicione os ovos e mexa um pouco no centro com uma colher de pau para ajudar a começar a cozinhar os ovos. Assim que isso acontecer, pare de mexer e deixe cozinhar durante aproximadamente 2 minutos.


Vire a tortilha com a ajuda de um prato e deixe-a cozinhar do outro lado.
Não tirei fotos a esta parte porque não tinha mãos para tudo, mas vou tentar explicar: coloca-se um prato em cima da tortilha e vira-se a frigideira ao contrário segurando sempre no prato (como se se estivesse a desenformar um bolo). Depois deixa-se deslizar a tortilha do prato de novo para a frigideira, e já está.



Sirva imediatamente com acompanhamento a gosto (ex: salada) ou só assim.
A pastinaga dá um gosto adocidado à tortilha e fica muito bem.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...