quinta-feira, 24 de março de 2011

Barritas de cereais caseiras



Já andava há algum tempo para fazer estas barritas de cereais, e andava a adiar porque pensava que ía ser difícil e demorado. Não podia estar mais enganada! São bem fáceis e rápidas de fazer e ficam muito boas.
A ideia veio da Lindsay do blog Eighty Twenty, de onde já tenho tirado algumas ideias muito boas, e adaptei a receita ao nosso gosto e ao que tinha na despensa.

Ingredientes:
(para aprox. 20 barritas)

- 220 g (3 cups) de flocos de aveia enrolados (não dos pré-cozinhados)
- 35 g (1/2 cup) de flocos de trigo
- 85 g (3/4 cup) de amêndoa em palitos
- 15 g de nozes
- 20 g de avelãs
- 20 g (1/4 cup) de côco ralado
- 1 c. sopa de sementes de linhaça trituradas
- 50 g (1/2 cup) de chocolate negro triturado
- 1 lata de leite condensado light




Preparação:

Pré-aqueça o forno a 170º.
Coloque uma taça grande em cima da tampa da Bimby e comece a pesar os ingredientes secos para dentro da taça:



Coloque a aveia, o trigo, o côco, as amêndoas e as sementes de linhaça.



No Super-Chef da Tupperware coloque as nozes e as avelãs e pique com 2 ou 3 puxadelas do cordão. Adicione aos flocos.



No copo da Bimby coloque o chocolate em pedaços, pique com 3 toques de turbo e junte aos flocos.



Misture bem os ingredientes, deite o leite condensado por cima e misture com 2 colheres de pau ou com as mãos até estar tudo muito bem misturado e todos os ingredientes estarem cobertos com o leite condensado.
O leite funciona como a "cola" que vai manter as barritas inteiras, ao mesmo tempo que lhes dá alguma doçura.



Unte 1 ou 2 pyrex de forno e forre com papel vegetal, para facilitar o desenformar das barritas.



Deite a mistura no pyrex e calque muito bem com as costas de uma colher de metal. Leve ao forno durante 20 a 25 minutos.



Quando retirar do forno deixe arrefecer durante uns 5 minutos, desenforme para uma superfície lisa e corte em barritas com uma faca afiada. Deixe arrefecer completamente e guarde numa caixa hermética.



Fiquei mesmo muito feliz com o resultado!
Eu e o meu marido levámos connosco para o emprego durante a semana, e foram os nossos snacks de meio da manhã ou da tarde.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Tortilha de Batata, Pastinaga e Agrião



Até há pouco tempo, eu pensava que fazer uma tortilha era um bicho de sete cabeças.
Parece um disparate, não é?´
Na verdade eu nem gostava muito de tortilha, e não lhe achava graça nenhuma até que, num restaurante pequenino ao pé do meu emprego, a cozinheira começou a fazer uma tortilha de queijo e fiambre muito boa.

Entretanto, quando comprei a minha panela de pressão eléctrica espanhola (a Fussion Cook) vi fazer uma receita de tortilha nessa panela (sim, tortilha na panela de pressão... e fica muito boa, acreditem) e apercebi-me de que é uma coisa bem mais simples do que eu pensava.

Desta vez não fiz na panela de pressão, isso fica para outro dia e outro post. Desta vez fiz mesmo ao fogão, e pela primeira vez consegui virá-la e saiu muito bem!

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

- 8 ovos (na próxima vez ponho 10)
- 1 batata grande
- 1 cebola
- 3 pastinagas pequenas (também se encontra com o nome de parsnips)
- 1 molho pequeno de agrião, usando só as folhas
- sal e pimenta
- azeite



Preparação:

Descasque as pastinagas e corte-as em cubos.

Descasque as batatas e corte-as em cubos (eu usei o Multifunções da Tupperware, que também uso para cortar batatas em palitos).

 
Coloque as batatas e a pastinaga na Actifry, regue com um fio de azeite (meia colher medida) e frite durante 20 minutos.
Nota importante: para se fazer uma verdadeira tortilha à espanhola, não se deve fritar as batatas, deve-se cozinhá-las com a cebola para ficarem macias e desfazerem-se um bocado. Mas eu gosto do sabor das batatas meio fritas/meio cozidas dentro da tortilha, por isso frito-as um pouco antes de juntar ao resto.


Enquanto as batatas fritam, descasque e lamine a cebola, e separe as folhas do agrião e lave-as.


Numa taça ou caixa Tupperware, bata os ovos, tempere-os com sal e pimenta...


... e junte-lhes o agrião.


Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite...


... e quando estiver quente, adicione a cebola e deixe amolecer um pouco durante 2 minutos.


Junte as batatas e pastinagas à cebola...


... e deixe cozinhar durante 5 a 10 minutos, até ficar macio.


Adicione os ovos e mexa um pouco no centro com uma colher de pau para ajudar a começar a cozinhar os ovos. Assim que isso acontecer, pare de mexer e deixe cozinhar durante aproximadamente 2 minutos.


Vire a tortilha com a ajuda de um prato e deixe-a cozinhar do outro lado.
Não tirei fotos a esta parte porque não tinha mãos para tudo, mas vou tentar explicar: coloca-se um prato em cima da tortilha e vira-se a frigideira ao contrário segurando sempre no prato (como se se estivesse a desenformar um bolo). Depois deixa-se deslizar a tortilha do prato de novo para a frigideira, e já está.



Sirva imediatamente com acompanhamento a gosto (ex: salada) ou só assim.
A pastinaga dá um gosto adocidado à tortilha e fica muito bem.

terça-feira, 22 de março de 2011

Hamburgueres com molho de natas e cogumelos


Lembram-se do post de ontem, pescada cozida? Pois bem, o post de hoje é para compensar o de ontem, ou se calhar é ao contrário... o peixe cozido foi a preparação para estes hamburgueres não fazerem tão mal. :-)
Enfim, começo por avisar que este post não é para quem está a fazer dieta. Mas é delicioso e do mais reconfortante que há!

Todos os dias quando abro a página de Cooking da Pioneer Woman vejo a fotografia de um bife frito maravilhoso do lado direito, por baixo do nome Cowboy Food, e todos os dias me apetece comer aquele bife! Pois bem, desta vez é que foi, mas feito com hamburgueres caseiros, e com cogumelos frescos e molho de natas por cima. Yum!...

Então aqui fica a receita, adaptada do Fried Round Steak da Ree Drummond.

Ingredientes:
(para 4 pessoas)

- 500g de carne picada (eu usei biológica)
- sal, pimenta e ervas de provence
- farinha
- azeite
- margarina
- 4 cogumelos frescos grandes
- 1 frasco de creme culinário Vaqueiro light
- arroz branco para acompanhar

Preparação:


Coloque a carne picada numa taça, tempere com sal, pimenta e ervas de provence, e misture bem com uma colher.


Coloque um bocado de farinha num prato e reserve. 


Molde a carne picada em bolas e espalme-as para ficarem com formato de hamburguer.
Passe-as pela farinha e reserve-as num prato. Não é preciso passar em ovo porque não é para panar, é só para ficar envolvido em farinha.


Aqueça uma frigideira com azeite...


E adicione margarina, sim margarina e azeite. Agora é que começa a parte não saudável. 


Frite os hamburgueres de um lado... 


Vire-os e deixe fritar bem do outro lado.
A carne picada deve ser sempre bem passada, tanto em casa como em restaurantes, por isso eu deixo-os fritar bem.

Retire os hamburgueres para um prato ou travessa térmica e reserve.


Entretanto, lave e corte os cogumelos em fatias, e coloque-os na frigideira de onde tirou os hamburgueres, ainda quente e sem ter sido lavada.


Deixe-os cozinhar até ganharem uma cor dourada bem bonita... 


E retire-os para a mesma travessa térmica onde estão os hamburgueres. Mantenha quente.


Agora vamos ao molho. Coloque mais um pedaço de margarina na mesma frigideira... 


E adicione o creme Vaqueiro.
Eu gosto mais de cozinhar com este creme em vez de usar natas de culinária, porque os molhos ficam mais cremosos e bem ligados, e o creme só tem 7% de gordura (que é menos que as natas light).


Deixe aquecer até o molho ficar bem ligado e retire do lume.
Nesta fase pode voltar a colocar os hamburgueres e cogumelos na frigideira e envolver com o molho, ou pode servir o molho à parte para se colocar depois no prato.


Enquanto não servia a comida, mantive tudo quente na mesa em travessas térmicas da Tupperware. Utilizo-as todos os dias e são muito práticas e bonitas.



Servi com arroz branco, mas também se pode acompanhar com batatas fritas na Actifry ou puré de batata feito na Bimby.
Ficou mesmo muito bom! Espero que também gostem.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pescada cozida com todos


Pescada cozida com todos é daqueles pratos que, para a maior parte das pessoas, desperta imediatamente o seguinte comentário: "peixe cozido?!" (dizer acompanhado de uma cara esquisita).
Mas não podemos comer só carne nem bolos, também precisamos de comer peixe e, desde que o peixe seja bom, pescada cozida com batatas, cenouras, feijão verde e ovo é uma refeição bem reconfortante.
Por isso, para mim, é digna de publicação no meu blogue.

Ingredientes:
(para 3 pessoas)
- 3 postas de pescada para cozer
- 3 ovos
- 4 cenouras
- feijão verde cortado fininho
- 4 batatas médias
- sal e pimenta
- azeite

Preparação:

Coza os ovos e o peixe em água com sal, numa panela grande, durante aproximadamente 10 minutos.

Lave e descasque as batatas e as cenouras e corte as batatas em quartos e as cenouras ao meio no sentido do comprimento. Lave e corte o feijão verde.


 Coloque as batatas na varoma e as cenouras e o feijão no tabuleiro da varoma e tempere tudo com sal grosso. Deite 800g de água no copo da bimby, coloque a varoma em cima do copo e programe 35 minutos, temp. varoma, vel 1.


Até servir, eu coloco a comida em terrinas térmicas para que não arrefeça.



Sirva bem quente, regado com azeite.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Baked Oatmeal - Papas de Aveia no Forno

Já deu para perceber que ando a descobrir e a gostar da culinária americana.
Tenho feito algumas receitas de papas de aveia mas ainda não tínhamos gostado de nenhuma até fazer esta. As papas cozinhadas ao lume costumam ter uma consistência que não agrada muito cá em casa, mas quando vi a fotografia desta receita pareceu-me diferente, e ao mesmo tempo muito fácil.
É cozinhada no forno e servida quente com acompanhamento a gosto, e ficou aprovada!



(receita adaptada da Amanda do I Am Mommy)


Ingredientes:
(para 6 pessoas, ou pequeno-almoço para 3 dias para 2 pessoas)

- 1 1/2 cups (110g) de flocos de aveia inteiros
- 1/8 cup (3 c. sopa) de açúcar mascavado
- 1/8 cup (3 c. sopa)de açúcar branco
- 3/4 cup (180 ml) de leite
- 1/3 cup (80 ml) de manteiga derretida
- 1 ovo
- 1 c. sobremesa de mel
- 1 c. chá de fermento
- uma pitada de sal

Preparação:

Aqueça o forno a 170º.
Coloque todos os ingredientes numa taça e misture até estarem bem combinados.
Deite a massa num pyrex de forno de 16x21cm e leve ao forno durante 20 a 25 minutos, até os rebordos estarem dourados.



Sirva quente com acompanhamento a gosto, por exemplo:

- iogurte natural e maple syrup ou mel (1ª fotografia)
- bananas cortadas e regado com leite quente (2ª fotografia)
- pedaços de chocolate

O que sobrar pode-se guardar numa caixa hermética tupperware no frigorífico durante 2 ou 3 dias, e ser depois aquecido no microondas com um pouco de leite. Fica igualmente bom!
____________________________________________________

Nota sobre os flocos de aveia

No supermercado encontra-se 2 tipos de flocos de aveia:
- uns pré-cozidos e cortados muito pequenos ou finos, que podem dizer que são de cozedura rápida,
- e uns flocos maiores, enrolados e não pré-cozidos.

Nós preferimos os segundos, pois os pré-cozidos tornam-se pastosos e com consistência pouco agradável depois de cozinhados. Já os flocos maiores e enrolados, depois de cozinhados, mantêm-se em flocos e sabem muito bem.

Estes são os que eu uso, que compro no Jumbo na secção de produtos biológicos:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...