quarta-feira, 16 de março de 2011

Pescada com brócolos e molho de mostarda



Esta receita é muito simples e rápida de fazer e ficou muito boa! Será certamente para repetir várias vezes cá em casa.

(receita adaptada daqui)

Ingredientes:
(para 3 pessoas)

- 1 embalagem de medalhões de pescada (4 medalhões)
- 4 batatas médias
- 300g de brócolos
- 1 cebola média
- 1 dente de alho
- 30g de azeite (15g + 15g)
- 400 ml da água de cozedura do peixe
- 3 colheres sopa de farinha
- 2/3 colher sopa de mostarda
- Noz moscada
- Sal e pimenta
- Queijo ralado

Preparação:

Lave o peixe e coloque-o na varoma.
Descasque as batatas, corte-as em rodelas e coloque-as também na varoma, e tempere com sal.


Lave os brócolos e coloque-os no tabuleiro da varoma.

Deite 800 g de água no copo da Bimby, coloque a varoma em cima do copo e programe 30 min, temp. varoma, vel 1. 


Quando terminar o tempo, desfaça o peixe em pedaços grandes, e reserve a água de cozedura. 

No copo da bimby coloque o alho e pique 3 seg, vel 5.
Junte 15g de azeite e aqueça 2 min, temp. 100º, vel 1.


 
Disponha as batatas num pyrex...


Deite o azeite com alho por cima das batatas e envolva-as bem.


Por cima, disponha os brócolos. 


No copo coloque a cebola e pique 5 seg., vel. 5 .
Junte os restantes 15g de azeite e marque 2 min, temp. 100º, vel 1.


Quando terminar o tempo, junte 400g da água de cozedura do peixe reservada...


Adicione a mostarda, sal, pimenta e noz moscada e programe 6 min, temp. 100º, vel 4.


Depois envolva o peixe alguns segundos na vel 1... 


E deite esta mistura por cima dos brócolos. 


Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 180º para gratinar (aproximadamente 10 minutos).
Eu usei queijo parmesão, e coloquei pouco para não ficar com uma camada grande de queijo. Também deve ficar bom com mozzarela.




terça-feira, 15 de março de 2011

Sloppy Joe de Feijão Preto

Mais uma receita americana que fiz para aproveitar feijão preto que tinha sobrado de um almoço de picanha.
Resultou num prato vegetariano que mais pareceu um prato de carne, e que é certamente para repetir pois ficou muito bom!
(Receita adaptada do blog eat 80/20)



Esta receita pode ser feita na Bimby ou na Actifry, mas fiz numa frigideira normal. Sou uma grande adepta das máquinas, principalmente da Bimby, mas às vezes apetece-me fazer a comida no fogão especialmente quando faço algo pela 1ª vez, para ir mexendo, cheirando e provando melhor.
Na próxima vez que cozinhar este prato hei-de fazê-lo na Bimby para me poupar trabalho.

Ingredientes:
(para 6 doses)

- azeite
- 1 cebola
- 1/2 pimento verde
- 1 lata de tomates pelados
- 1/3 chávena de ketchup
- 1 c. chá de açúcar amarelo
- 1/2 c. chá + 1 c. chá de mostarda
- 1 c. sobremesa de mel
- 1 c. chá de vinagre balsâmico
- 1 lata de feijão preto cozido
- sal (eu não usei porque o feijão já estava temperado)

Preparação:

Começa-se por picar a cebola. Como não fiz na Bimby, usei o super-chef da Tupperware.

Corta-se a cebola...

E pica-se finamente.

Corta-se o pimento em tiras e depois em quadrados pequenos.


Para fazer o molho de barbeque, coloca-se o ketchup numa taça e junta-se-lhe o açúcar amarelo e a 1/2 c. chá de mostarda...


E mistura-se bem com uma colher.


Quando faço pratos com muitos ingredientes, para me facilitar o trabalho e não me esquecer de nada, coloco todos os ingredientes na bancada pela ordem em que vão ser utilizados.


Numa  frigideira, coloca-se um pouco de azeite...


E quando estiver quente deita-se a cebola picada e deixa-se amolecer um pouco (aproximadamente 1 minuto).


Junta-se o pimento e deixa-se cozinhar 3 a 4 minutos.


Depois junta-se os tomates com um pouco do molho da lata (não todo)...


E parte-se os tomates com a colher.


Junta-se o molho de barbeque, a mostarda, o mel e o vinagre balsâmico...


E deixa-se cozinhar 8 a 10 minutos, até o molho engrossar um pouco e reduzir de volume.
Nesta altura, o molho cheira tão bem que apetece comê-lo mesmo assim com uma colher!


Adiciona-se o feijão e deixa-se aquecer.




Na versão original serve-se o feijão em cima de pão aquecido ou torrado acompanhado de uma salada.
Para o meu marido e para o meu filho acompanhei com arroz branco em vez do pão, e para mim servi em cima de uma fatia de pão torrado e acompanhado do arroz.
Fica muuuito bom, com um sabor adocicado por causa do mel, e nem parece um prato vegetariano.
Tal como referi no início, esta receita será para repetir muitas vezes cá em casa.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Pot Pie de frango


Já andava para fazer um pot pie há algum tempo. Parecia-me ser a típica comfort food que sabe mesmo bem no inverno, e estava certa.

Mas antes de mais, 2 comentários ao pot pie:

1º Para poupar tempo e trabalho, pode-se utilizar frango assado de compra ou peitos de frango. Eu estava numa de cozinhar a sério e decidi assar o frango no forno primeiro. No final a receita deu-me imenso trabalho e demorou bastante tempo, mas ficou muito bom. (se bem que, na próxima vez, vou simplificar tudo o que possa);

2º Cheguei à conclusão de que esta receita é muito parecida com a jardineira, com alguns pormenores como o molho ser diferente e levar a massa folhada por cima. Mas na sua essência é igual, por isso é simples de fazer.

(receita adaptada daqui)


Ingredientes:
(para 6 pessoas)

- frango assado (eu usei biológico)
- azeite
- 1 cebola grande
- 1 cenoura grande
- 4 batatas médias
- cogumelos frescos
- 120 ml (1/2 cup) de vinho branco
- 4 colheres de sopa de farinha
- 480 ml (2 cups) de caldo de legumes
- 240 ml (1 cup) de leite
- 1 cup de ervilhas congeladas
- salsa
- tomilho
- 1 folha de salva
- sal e pimenta
- massa folhada fresca
- 1 gema + 1 c. chá de água, para pincelar

Preparação:



Tal como referi, comecei por assar o frango. Tinha 2 pernas grandes de frango e 4 asas (era todo o frango biológico que havia no Pingo Doce nesse dia).
Lavei bem o frango e coloquei-o num tabuleiro de forno em cima de uma grade, para que a gordura escorresse. Um pormenor importante é cobrir o fundo do tabuleiro com papel de alumínio para ser mais fácil lavar depois de cozinhado, mas eu esqueci-me desse pormenor...

Numa taça misturei azeite, sal, pimenta, tomilho e rosmaninho, e untei bem todo o frango com este molho. Tapei com folha de alumínio para não queimar, e levei ao forno a 200º durante aproximadamente 1h20m, até estar bem cozinhado por dentro.


Quando retirei do forno, desfiei o frango todo e reservei.

Enquanto o frango assava, fui fazendo o pot pie propriamente dito.
Liga-se o forno a 200º.
Descasca-se a cebola e a cenoura corta-se ambas em rodelas finas. Descasca-se as batatas e corta-se em cubos.


Lava-se os cogumelos (sim, eu lavo os cogumelos, não consigo só limpá-los com um pano) e corta-se em rodelas.


Numa panela deita-se um pouco de azeite, deixa-se aquecer e deita-se a cebola, o alho, as batatas e as cenouras, e deixa-se cozinhar durante aproximadamente 10 minutos até amolecer.


Junta-se os cogumelos e deixa-se cozinhar uns minutos, e junta-se depois o vinho, deixando cozinhar mais um pouco.


Junta-se a farinha e mexe-se, junta-se o leite e o caldo, envolve-se tudo e deixa-se cozinhar uns minutos até o molho começar a engrossar.


Adiciona-se as ervilhas e o frango reservado, envolve-se bem e coloca-se em ramequins ou pyrex individuais que possam ir ao forno, ou num pyrex grande.
Cobre-se com massa folhada e corta-se um buraco no meio da massa para deixar sair o vapor enquanto estiver no forno.
Mistura-se o ovo com um pouco de leite e pincela-se a massa folhada com esta mistura.



Vai ao forno durante 20 a 25 minutos até a massa folhar e ficar dourada.
Serve-se só assim ou acompanhado de salada.




sexta-feira, 11 de março de 2011

Panquecas




Ao fim-de-semana gosto de fazer um pequeno-almoço diferente. Não faço sempre claro, mas de vez em quando apetece-me cozinhar algo fora do habitual ou fazer um bolo logo de manhã, e pôr a mesa mais completa para o nosso pequeno-almoço. Geralmente faço-o ao sábado e o que faço ainda sobra para domingo.

As panquecas são simples e rápidas de fazer e sabem sempre bem, seja ao pequeno-almoço ou ao lanche.
Tenho experimentado algumas receitas diferentes, e estas são as nossas preferidas. São as típicas panquecas americanas que, ao contrário do que eu pensava, não são muito calóricas.

Fiz metade da receita do livro, que dá para aproximadamente 10 panquecas.

Ingredientes:
(receita adaptada do livro Home Cooking with Trisha Yearwood)

- 3/4 cup de farinha 65
- 1 c. sopa de açúcar
- 1/2 c. chá de fermento
- 1/4 c. chá de bicarbonato de sódio
- uma pitada de sal
- 1 ovo
- 1/2 cup de leite
- 1/2 cup de natas light (ou creme culinário vaqueiro, ou sour cream - natas azedas)
- 1/8 cup de manteiga derretida
- um pouco de raspa de limão

Preparação:

Numa taça, mistura-se todos os ingredientes secos.
À parte bate-se o ovo e junta-se-lhe o leite, as natas e a manteiga. Junta-se esta mistura aos ingredientes secos, junta-se a raspa de limão e mexe-se com uma vara de arames só até os ingredientes estarem combinados.



Aquece-se uma frigideira anti-aderente e unta-se com um pouco de margarina (eu usei o meu spray de margarina de untar formas de bolos).
Com uma colher de sopa, deita-se 1 ou 2 colheradas de massa na frigideira e deixa-se cozinhar cerca de 1 minuto.



Quando a massa começar a fazer bolhinhas como estas, é altura de virar as panquecas, com a ajuda de uma espátula.



Deixa-se cozinhar mais 1 minuto do outro lado...



Retira-se as panquecas da frigideira e vão-se colocando num prato coberto com um pano de cozinha ou numa travessa térmica, para que se mantenham quentes.

Repete-se este processo até terminar a massa.



Serve-se ainda quentes com acompanhamento a gosto, por exemplo:
- regadas com mel ou maple syrup
- iogurte
- barradas com manteiga ou doce
- cobertas com fruta
etc...

À massa antes de cozinhar pode-se juntar fruta fresca como morangos, mirtilos, framboesas...
As panquecas que sobrarem podem ser guardadas no frigorífico e aquecidas mais tarde no microondas.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...