Mais uma receita americana que fiz para aproveitar feijão preto que tinha sobrado de um almoço de picanha.
Resultou num prato vegetariano que mais pareceu um prato de carne, e que é certamente para repetir pois ficou muito bom!
(Receita adaptada do blog eat 80/20)
Esta receita pode ser feita na Bimby ou na Actifry, mas fiz numa frigideira normal. Sou uma grande adepta das máquinas, principalmente da Bimby, mas às vezes apetece-me fazer a comida no fogão especialmente quando faço algo pela 1ª vez, para ir mexendo, cheirando e provando melhor.
Na próxima vez que cozinhar este prato hei-de fazê-lo na Bimby para me poupar trabalho.
Ingredientes:
(para 6 doses)
- azeite
- 1 cebola
- 1/2 pimento verde
- 1 lata de tomates pelados
- 1/3 chávena de ketchup
- 1 c. chá de açúcar amarelo
- 1/2 c. chá + 1 c. chá de mostarda
- 1 c. sobremesa de mel
- 1 c. chá de vinagre balsâmico
- 1 lata de feijão preto cozido
- sal (eu não usei porque o feijão já estava temperado)
Preparação:
Começa-se por picar a cebola. Como não fiz na Bimby, usei o super-chef da Tupperware.
Corta-se a cebola...
E pica-se finamente.
Corta-se o pimento em tiras e depois em quadrados pequenos.
Para fazer o molho de barbeque, coloca-se o ketchup numa taça e junta-se-lhe o açúcar amarelo e a 1/2 c. chá de mostarda...
E mistura-se bem com uma colher.
Quando faço pratos com muitos ingredientes, para me facilitar o trabalho e não me esquecer de nada, coloco todos os ingredientes na bancada pela ordem em que vão ser utilizados.
Numa frigideira, coloca-se um pouco de azeite...
E quando estiver quente deita-se a cebola picada e deixa-se amolecer um pouco (aproximadamente 1 minuto).
Junta-se o pimento e deixa-se cozinhar 3 a 4 minutos.
Depois junta-se os tomates com um pouco do molho da lata (não todo)...
E parte-se os tomates com a colher.
Junta-se o molho de barbeque, a mostarda, o mel e o vinagre balsâmico...
E deixa-se cozinhar 8 a 10 minutos, até o molho engrossar um pouco e reduzir de volume.
Nesta altura, o molho cheira tão bem que apetece comê-lo mesmo assim com uma colher!
Adiciona-se o feijão e deixa-se aquecer.
Na versão original serve-se o feijão em cima de pão aquecido ou torrado acompanhado de uma salada.
Para o meu marido e para o meu filho acompanhei com arroz branco em vez do pão, e para mim servi em cima de uma fatia de pão torrado e acompanhado do arroz.
Fica muuuito bom, com um sabor adocicado por causa do mel, e nem parece um prato vegetariano.
Tal como referi no início, esta receita será para repetir muitas vezes cá em casa.
terça-feira, 15 de março de 2011
segunda-feira, 14 de março de 2011
Pot Pie de frango
Já andava para fazer um pot pie há algum tempo. Parecia-me ser a típica comfort food que sabe mesmo bem no inverno, e estava certa.
Mas antes de mais, 2 comentários ao pot pie:
1º Para poupar tempo e trabalho, pode-se utilizar frango assado de compra ou peitos de frango. Eu estava numa de cozinhar a sério e decidi assar o frango no forno primeiro. No final a receita deu-me imenso trabalho e demorou bastante tempo, mas ficou muito bom. (se bem que, na próxima vez, vou simplificar tudo o que possa);
2º Cheguei à conclusão de que esta receita é muito parecida com a jardineira, com alguns pormenores como o molho ser diferente e levar a massa folhada por cima. Mas na sua essência é igual, por isso é simples de fazer.
(receita adaptada daqui)
Ingredientes:
(para 6 pessoas)
- frango assado (eu usei biológico)
- azeite
- 1 cebola grande
- 1 cenoura grande
- 4 batatas médias
- cogumelos frescos
- 120 ml (1/2 cup) de vinho branco
- 4 colheres de sopa de farinha
- 480 ml (2 cups) de caldo de legumes
- 240 ml (1 cup) de leite
- 1 cup de ervilhas congeladas
- salsa
- tomilho
- 1 folha de salva
- sal e pimenta
- massa folhada fresca
- 1 gema + 1 c. chá de água, para pincelar
- azeite
- 1 cebola grande
- 1 cenoura grande
- 4 batatas médias
- cogumelos frescos
- 120 ml (1/2 cup) de vinho branco
- 4 colheres de sopa de farinha
- 480 ml (2 cups) de caldo de legumes
- 240 ml (1 cup) de leite
- 1 cup de ervilhas congeladas
- salsa
- tomilho
- 1 folha de salva
- sal e pimenta
- massa folhada fresca
- 1 gema + 1 c. chá de água, para pincelar
Preparação:
Tal como referi, comecei por assar o frango. Tinha 2 pernas grandes de frango e 4 asas (era todo o frango biológico que havia no Pingo Doce nesse dia).
Lavei bem o frango e coloquei-o num tabuleiro de forno em cima de uma grade, para que a gordura escorresse. Um pormenor importante é cobrir o fundo do tabuleiro com papel de alumínio para ser mais fácil lavar depois de cozinhado, mas eu esqueci-me desse pormenor...
Numa taça misturei azeite, sal, pimenta, tomilho e rosmaninho, e untei bem todo o frango com este molho. Tapei com folha de alumínio para não queimar, e levei ao forno a 200º durante aproximadamente 1h20m, até estar bem cozinhado por dentro.
Quando retirei do forno, desfiei o frango todo e reservei.
Enquanto o frango assava, fui fazendo o pot pie propriamente dito.
Liga-se o forno a 200º.
Descasca-se a cebola e a cenoura corta-se ambas em rodelas finas. Descasca-se as batatas e corta-se em cubos.
Lava-se os cogumelos (sim, eu lavo os cogumelos, não consigo só limpá-los com um pano) e corta-se em rodelas.
Numa panela deita-se um pouco de azeite, deixa-se aquecer e deita-se a cebola, o alho, as batatas e as cenouras, e deixa-se cozinhar durante aproximadamente 10 minutos até amolecer.
Junta-se os cogumelos e deixa-se cozinhar uns minutos, e junta-se depois o vinho, deixando cozinhar mais um pouco.
Junta-se a farinha e mexe-se, junta-se o leite e o caldo, envolve-se tudo e deixa-se cozinhar uns minutos até o molho começar a engrossar.
Adiciona-se as ervilhas e o frango reservado, envolve-se bem e coloca-se em ramequins ou pyrex individuais que possam ir ao forno, ou num pyrex grande.
Cobre-se com massa folhada e corta-se um buraco no meio da massa para deixar sair o vapor enquanto estiver no forno.
Cobre-se com massa folhada e corta-se um buraco no meio da massa para deixar sair o vapor enquanto estiver no forno.
Mistura-se o ovo com um pouco de leite e pincela-se a massa folhada com esta mistura.
Vai ao forno durante 20 a 25 minutos até a massa folhar e ficar dourada.
Serve-se só assim ou acompanhado de salada.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Panquecas
Ao fim-de-semana gosto de fazer um pequeno-almoço diferente. Não faço sempre claro, mas de vez em quando apetece-me cozinhar algo fora do habitual ou fazer um bolo logo de manhã, e pôr a mesa mais completa para o nosso pequeno-almoço. Geralmente faço-o ao sábado e o que faço ainda sobra para domingo.
As panquecas são simples e rápidas de fazer e sabem sempre bem, seja ao pequeno-almoço ou ao lanche.
Tenho experimentado algumas receitas diferentes, e estas são as nossas preferidas. São as típicas panquecas americanas que, ao contrário do que eu pensava, não são muito calóricas.
Fiz metade da receita do livro, que dá para aproximadamente 10 panquecas.
Ingredientes:
(receita adaptada do livro Home Cooking with Trisha Yearwood)
(receita adaptada do livro Home Cooking with Trisha Yearwood)
- 3/4 cup de farinha 65
- 1 c. sopa de açúcar
- 1/2 c. chá de fermento
- 1/4 c. chá de bicarbonato de sódio
- uma pitada de sal
- 1 ovo
- 1/2 cup de leite
- 1/2 cup de natas light (ou creme culinário vaqueiro, ou sour cream - natas azedas)
- 1/8 cup de manteiga derretida
- um pouco de raspa de limão
- 1 ovo
- 1/2 cup de leite
- 1/2 cup de natas light (ou creme culinário vaqueiro, ou sour cream - natas azedas)
- 1/8 cup de manteiga derretida
- um pouco de raspa de limão
Preparação:
Numa taça, mistura-se todos os ingredientes secos.
À parte bate-se o ovo e junta-se-lhe o leite, as natas e a manteiga. Junta-se esta mistura aos ingredientes secos, junta-se a raspa de limão e mexe-se com uma vara de arames só até os ingredientes estarem combinados.
Aquece-se uma frigideira anti-aderente e unta-se com um pouco de margarina (eu usei o meu spray de margarina de untar formas de bolos).
Com uma colher de sopa, deita-se 1 ou 2 colheradas de massa na frigideira e deixa-se cozinhar cerca de 1 minuto.
Quando a massa começar a fazer bolhinhas como estas, é altura de virar as panquecas, com a ajuda de uma espátula.
Deixa-se cozinhar mais 1 minuto do outro lado...
Retira-se as panquecas da frigideira e vão-se colocando num prato coberto com um pano de cozinha ou numa travessa térmica, para que se mantenham quentes.
Repete-se este processo até terminar a massa.
Serve-se ainda quentes com acompanhamento a gosto, por exemplo:
- regadas com mel ou maple syrup
- iogurte
- barradas com manteiga ou doce
- cobertas com fruta
etc...
À massa antes de cozinhar pode-se juntar fruta fresca como morangos, mirtilos, framboesas...
As panquecas que sobrarem podem ser guardadas no frigorífico e aquecidas mais tarde no microondas.
As panquecas que sobrarem podem ser guardadas no frigorífico e aquecidas mais tarde no microondas.
quinta-feira, 10 de março de 2011
Caldo de Legumes Caseiro
Há já algum tempo que andava para fazer caldo de legumes caseiro.
Por norma não compro nem utilizo caldos de compra, tipo caldo Knorr, porque não me parecem muito saudáveis. Metade do cubo é sal e da outra metade só uma parte pequena é que são legumes ou carne.
Na verdade, é fácil encontrar-me no supermercado a ler as listas de ingredientes dos produtos que compro e, desde que o faço, de vez em quando fico impressionada e deixo de comprar algo devido a isso.
Pela internet encontram-se bastantes receitas de caldos caseiros, e no livro da Bimby também há, mas quando experimentei fazer a do livro da Bimby, não me correu bem, pelo que decidi fazer um caldo tradicional em vez de concentrado, para depois congelar em doses de maneira a ter sempre caldo disponível.
Comecei pelo caldo de legumes e aqui fica a receita.
Ingredientes:
(para 3,5 litros de caldo)
- 3,5 lt de água
- 1 cebola grande
- 3 cenouras
- 1 alho francês
- 4 cogumelos
- 1 talo de aipo
- uma pitada de queijo parmesão
- 1 ramo de salsa
- folhas de ervas aromáticas (tomilho, salva, rosmaninho...)
- um pouco de sal
Preparação:
Descasca-se a cebola e as cenouras, lavam-se todos os ingredientes e cortam-se em pedaços (excepto as ervas).
Na panela de pressão ou numa panela grande coloca-se a água e todos os ingredientes, e coze-se durante 15 minutos (na panela de pressão) ou 45 minutos (na panela normal).
Retira-se os legumes, e coa-se por um passador reservando todo o caldo, e deita-se os legumes e as ervas fora (pois ao serem cozidos perderam todos os nutrientes, que ficaram na água).
Transfere-se para recipientes individuais que possam ir ao congelador, deixa-se arrefecer completamente, tapa-se e congela-se. Quando se quiser utilizar é só descongelar as doses necessárias e usar.
Também se pode congelar em couvetes de gelo e, quando os cubos estiverem congelados, transferem-se para um saco de congelação.
Eu congelei em copos de congelação da Avent, que tinham servido para o leite e sopas do meu filho quando ele era bebé. Uns têm capacidade para 160 ml e outros para 200 ml.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Massada de Peixe
Há muito tempo que não fazia uma massada de peixe, e esta foi rápida e fácil de fazer e ficou muito boa.
A receita veio do novo livro da Bimby "Algarve".
Ingredientes:
(para 6 pessoas)
- 200g de miolo de camarão
- 1000g de água
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 2 tomates aos pedaços (eu usei de lata)
- coentros frescos (muito)
- 1/2 pimento encarnado
- 20g de azeite
- 500g de peixe (eu usei maruca; pode-se usar pescada, tamboril...)
- sal e pimenta
- 200g de massa cotovelo
- 1000g de água
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 2 tomates aos pedaços (eu usei de lata)
- coentros frescos (muito)
- 1/2 pimento encarnado
- 20g de azeite
- 500g de peixe (eu usei maruca; pode-se usar pescada, tamboril...)
- sal e pimenta
- 200g de massa cotovelo
Preparação:
No copo da Bimby coloque o camarão e 500 g de água, e programe 5 min, 100º, vel 2.
Escorra o camarão e reserve a água.
No copo limpo coloque a cebola, os alhos, os tomates...
Junte os coentros, o pimento e o azeite, e pique 8 seg, vel 5. De seguida refogue 5 min, tamp. varoma, vel 1.
Adicione o caldo dos camarões reservado e a restante água e feche a tampa.
Adicione o caldo dos camarões reservado e a restante água e feche a tampa.
Na varoma coloque o peixe temperado com sal e pimenta, coloque a varoma em cima do copo e programe 20 min, temp. varoma, vel 1.
Quando terminar o tempo, retire a varoma e o peixe para desfazer em pedaços grandes.
Coloque o copo de medida e marque 20 seg, vel 3-5-7.
Junte a massa e coza 8 min, 100º, vel colher inversa.
Junte a massa e coza 8 min, 100º, vel colher inversa.
Enquanto a massa coze desfie o peixe.
Quando terminar o tempo, junte o peixe e os camarões à massa no copo e programe 1 min, 100º, vel colher inversa.
No fim, polvilhe com mais coentros e sirva imediatamente.
Eu enquanto sirvo e não sirvo, coloco a massada numa terrina térmica para que se mantenha quente.
terça-feira, 8 de março de 2011
Omelete com cuscus - refeição ultra-rápida
Habitualmente, durante a semana costumo ir almoçar a casa. Tenho a sorte de trabalhar perto de casa, e desde há bastante tempo que me habituei a isso. Quando faço o jantar, em vez de fazer comida para 3 pessoas faço para 4, e a dose que sobra fica para o meu almoço do dia seguinte.
Não custa nada, é muito prático e sempre poupo o que gastaria a almoçar fora.
Para mais tenho companhia pois tenho uma amiga-vizinha-colega que faz o mesmo, e uns dias almoçamos as duas em casa dela e outros dias almoçamos as duas em minha casa.
Há dias em que não tenho comida feita para o almoço, ou porque não sobrou da véspera ou por outro motivo qualquer, e quando isso acontece abro o frigorífico tento improvisar uma refeição rápida.
Esta ficou muito boa e foi ultra-rápida, por isso decidi partilhar.
E também pode ser uma ideia para jantar naquelas noites em que chegamos a casa tarde ou não apetece estar a cozinhar.
Ingredientes:
- cuscus (1 medida)
- água quente (1 medida igual à dos cuscus)
- manteiga
- sal
- 2 ovos (eu uso biológicos ou de galinhas criadas ao ar livre)
- 3 fatias de bacon
- queijo parmesão ralado
- margarina
Preparação:
Coloca-se os cuscus numa taça, junta-se a água quente e cobre-se durante 1 ou 2 minutos.
Depois junta-se um pouco de sal fino e manteiga, mexe-se para soltar os cuscus e cobre-se enquanto se faz a omelete.
Parte-se os ovos num copo e mexe-se com um garfo.
Corta-se as fatias de bacon em pedaços, e salteiam-se um pouco em margarina, numa frigideira pequena.
Junta-se os ovos ao bacon e deixa-se cozinhar um pouco.
Junta-se o queijo ralado, e vai-se mexendo com uma espátula até estarem cozinhados, seja em forma de omelete ou ovos mexidos.
E em 10 minutos tem-se a refeição pronta.
Subscrever:
Mensagens (Atom)













































