sexta-feira, 11 de março de 2011

Panquecas




Ao fim-de-semana gosto de fazer um pequeno-almoço diferente. Não faço sempre claro, mas de vez em quando apetece-me cozinhar algo fora do habitual ou fazer um bolo logo de manhã, e pôr a mesa mais completa para o nosso pequeno-almoço. Geralmente faço-o ao sábado e o que faço ainda sobra para domingo.

As panquecas são simples e rápidas de fazer e sabem sempre bem, seja ao pequeno-almoço ou ao lanche.
Tenho experimentado algumas receitas diferentes, e estas são as nossas preferidas. São as típicas panquecas americanas que, ao contrário do que eu pensava, não são muito calóricas.

Fiz metade da receita do livro, que dá para aproximadamente 10 panquecas.

Ingredientes:
(receita adaptada do livro Home Cooking with Trisha Yearwood)

- 3/4 cup de farinha 65
- 1 c. sopa de açúcar
- 1/2 c. chá de fermento
- 1/4 c. chá de bicarbonato de sódio
- uma pitada de sal
- 1 ovo
- 1/2 cup de leite
- 1/2 cup de natas light (ou creme culinário vaqueiro, ou sour cream - natas azedas)
- 1/8 cup de manteiga derretida
- um pouco de raspa de limão

Preparação:

Numa taça, mistura-se todos os ingredientes secos.
À parte bate-se o ovo e junta-se-lhe o leite, as natas e a manteiga. Junta-se esta mistura aos ingredientes secos, junta-se a raspa de limão e mexe-se com uma vara de arames só até os ingredientes estarem combinados.



Aquece-se uma frigideira anti-aderente e unta-se com um pouco de margarina (eu usei o meu spray de margarina de untar formas de bolos).
Com uma colher de sopa, deita-se 1 ou 2 colheradas de massa na frigideira e deixa-se cozinhar cerca de 1 minuto.



Quando a massa começar a fazer bolhinhas como estas, é altura de virar as panquecas, com a ajuda de uma espátula.



Deixa-se cozinhar mais 1 minuto do outro lado...



Retira-se as panquecas da frigideira e vão-se colocando num prato coberto com um pano de cozinha ou numa travessa térmica, para que se mantenham quentes.

Repete-se este processo até terminar a massa.



Serve-se ainda quentes com acompanhamento a gosto, por exemplo:
- regadas com mel ou maple syrup
- iogurte
- barradas com manteiga ou doce
- cobertas com fruta
etc...

À massa antes de cozinhar pode-se juntar fruta fresca como morangos, mirtilos, framboesas...
As panquecas que sobrarem podem ser guardadas no frigorífico e aquecidas mais tarde no microondas.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Caldo de Legumes Caseiro

Há já algum tempo que andava para fazer caldo de legumes caseiro.
Por norma não compro nem utilizo caldos de compra, tipo caldo Knorr, porque não me parecem muito saudáveis. Metade do cubo é sal e da outra metade só uma parte pequena é que são legumes ou carne.
Na verdade, é fácil encontrar-me no supermercado a ler as listas de ingredientes dos produtos que compro e, desde que o faço, de vez em quando fico impressionada e deixo de comprar algo devido a isso.

Pela internet encontram-se bastantes receitas de caldos caseiros, e no livro da Bimby também há, mas quando experimentei fazer a do livro da Bimby, não me correu bem, pelo que decidi fazer um caldo tradicional em vez de concentrado, para depois congelar em doses de maneira a ter sempre caldo disponível.

Comecei pelo caldo de legumes e aqui fica a receita.

Ingredientes:
(para 3,5 litros de caldo)

- 3,5 lt de água
- 1 cebola grande
- 3 cenouras
- 1 alho francês
- 4 cogumelos
- 1 talo de aipo
- uma pitada de queijo parmesão
- 1 ramo de salsa
- folhas de ervas aromáticas (tomilho, salva, rosmaninho...)
- um pouco de sal

Preparação:

Descasca-se a cebola e as cenouras, lavam-se todos os ingredientes e cortam-se em pedaços (excepto as ervas).
Na panela de pressão ou numa panela grande coloca-se a água e todos os ingredientes, e coze-se durante 15 minutos (na panela de pressão) ou 45 minutos (na panela normal).

Retira-se os legumes, e coa-se por um passador reservando todo o caldo, e deita-se os legumes e as ervas fora (pois ao serem cozidos perderam todos os nutrientes, que ficaram na água).




Transfere-se para recipientes individuais que possam ir ao congelador, deixa-se arrefecer completamente, tapa-se e congela-se. Quando se quiser utilizar é só descongelar as doses necessárias e usar.
Também se pode congelar em couvetes de gelo e, quando os cubos estiverem congelados, transferem-se para um saco de congelação.



Eu congelei em copos de congelação da Avent, que tinham servido para o leite e sopas do meu filho quando ele era bebé. Uns têm capacidade para 160 ml e outros para 200 ml.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Massada de Peixe




Há muito tempo que não fazia uma massada de peixe, e esta foi rápida e fácil de fazer e ficou muito boa.
A receita veio do novo livro da Bimby "Algarve".

Ingredientes:
(para 6 pessoas)

- 200g de miolo de camarão
- 1000g de água
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- 2 tomates aos pedaços (eu usei de lata)
- coentros frescos (muito)
- 1/2 pimento encarnado
- 20g de azeite
- 500g de peixe (eu usei maruca; pode-se usar pescada, tamboril...)
- sal e pimenta
- 200g de massa cotovelo

Preparação:


No copo da Bimby coloque o camarão e 500 g de água, e programe 5 min, 100º, vel 2.



Escorra o camarão e reserve a água.



No copo limpo coloque a cebola, os alhos, os tomates...



Junte os coentros, o pimento e o azeite, e pique 8 seg, vel 5. De seguida refogue 5 min, tamp. varoma, vel 1.
Adicione o caldo dos camarões reservado e a restante água e feche a tampa.



Na varoma coloque o peixe temperado com sal e pimenta, coloque a varoma em cima do copo e programe 20 min, temp. varoma, vel 1.



Quando terminar o tempo, retire a varoma e o peixe para desfazer em pedaços grandes.



Coloque o copo de medida e marque 20 seg, vel 3-5-7.
Junte a massa e coza 8 min, 100º, vel colher inversa.

Enquanto a massa coze desfie o peixe.
Quando terminar o tempo, junte o peixe e os camarões à massa no copo e programe 1 min, 100º, vel colher inversa.



No fim, polvilhe com mais coentros e sirva imediatamente.
Eu enquanto sirvo e não sirvo, coloco a massada numa terrina térmica para que se mantenha quente.



terça-feira, 8 de março de 2011

Omelete com cuscus - refeição ultra-rápida




Habitualmente, durante a semana costumo ir almoçar a casa. Tenho a sorte de trabalhar perto de casa, e desde há bastante tempo que me habituei a isso. Quando faço o jantar, em vez de fazer comida para 3 pessoas faço para 4, e a dose que sobra fica para o meu almoço do dia seguinte.
Não custa nada, é muito prático e sempre poupo o que gastaria a almoçar fora.

Para mais tenho companhia pois tenho uma amiga-vizinha-colega que faz o mesmo, e uns dias almoçamos as duas em casa dela e outros dias almoçamos as duas em minha casa.

Há dias em que não tenho comida feita para o almoço, ou porque não sobrou da véspera ou por outro motivo qualquer, e quando isso acontece abro o frigorífico tento improvisar uma refeição rápida.
Esta ficou muito boa e foi ultra-rápida, por isso decidi partilhar.
E também pode ser uma ideia para jantar naquelas noites em que chegamos a casa tarde ou não apetece estar a cozinhar.

Ingredientes:

- cuscus (1 medida)
- água quente (1 medida igual à dos cuscus)
- manteiga
- sal

- 2 ovos (eu uso biológicos ou de galinhas criadas ao ar livre)
- 3 fatias de bacon
- queijo parmesão ralado
- margarina




Preparação:

Coloca-se os cuscus numa taça, junta-se a água quente e cobre-se durante 1 ou 2 minutos.
Depois junta-se um pouco de sal fino e manteiga, mexe-se para soltar os cuscus e cobre-se enquanto se faz a omelete.

Parte-se os ovos num copo e mexe-se com um garfo.
Corta-se as fatias de bacon em pedaços, e salteiam-se um pouco em margarina, numa frigideira pequena.
Junta-se os ovos ao bacon e deixa-se cozinhar um pouco.
Junta-se o queijo ralado, e vai-se mexendo com uma espátula até estarem cozinhados, seja em forma de omelete ou ovos mexidos.

E em 10 minutos tem-se a refeição pronta.



segunda-feira, 7 de março de 2011

Fofos de bolonhesa




Como já referi anteriormente neste post, costumo planear as refeições antecipadamente, o que me permite poupar muito tempo e preocupações todos os dias. No entanto, nem sempre o planeamento corre bem e às vezes tenho que alterar a refeição que vou fazer à última hora, usando a minha imaginação.

Esta noite foi um desses casos.

Tinha planeado fazer Pizza bolonhesa fechada, da revista Bimby Momentos de Partilha de Fevereiro. Só que cheguei a casa às 19h e só nessa altura é que reparei que a massa da pizza (que eu ía fazer) teria que ficar a fermentar durante 1h.
É claro que a pizza ficou fora de questão...

Então pensei fazer um esparguete à bolonhesa, mas o que me apetecia mesmo era algo feito no forno, e foi aí que me lembrei de uns Fofos de Atum que já fiz algumas vezes, e que são muito versáteis, e deliciosos.
Então, fiz Fofos de Bolonhesa, juntando o recheio da pizza bolonhesa à massa dos fofos.

E digo já que ficaram ainda mais deliciosos!
E foram aprovados tanto pelo meu marido como pelo pequenino (que comeu 2!).
(Nota: eu também comi 2 e não conseguiria comer mais)

Ah... além de deliciosos, são muito fáceis e rápidos de fazer.
Lembrem-se que cheguei a casa às 19h, tive que puxar pela imaginação, fiz os fofos, aqueci a sopa, e jantámos às 20h30. Nada mau!


Ingredientes:
Para 12 unidades
(receita adaptada daqui)

Massa:
- 250 g de farinha de bolos com fermento
- um pouco de sal fino
- 25 g de margarina
- 50 g de óleo
- 250 g de leite
- 2 ovos

Recheio:
- 100 g de queijo flamengo
- 1 dente de alho
- 1 cebola pequena
- 10 g de azeite
- 3 tomates de lata pelados, cortados em pedaços
- 300 g de carne picada
- orégãos
- sal e pimenta
- 50 g de água


Preparação:




Coloque no copo da Bimby todos os ingredientes da massa, e misture 1 min, vel 3.



Fica bastante líquido, mas é mesmo assim.



Reserve.




Coloque no copo o queijo flamengo e dê 3 golpes de turbo.




Reserve.




Deite no copo a cebola e o alho e pique 5 seg, vel 5.




Junte o azeite e programe 3 min, 100º, vel 1.




Junte o tomate, a carne, os orégãos, a água, sal e pimenta, e programe 5 min, 100º, vel colher inversa.

Nesta fase, ligue o forno a 180ºC.

Unte formas de queques ou muffins (se usar formas de silicone não é preciso untar).
As minhas formas de silicone são da Le Creuset, e são muito boas.



Deite nas formas metade da massa com a ajuda de uma colher de sopa...



Depois coloque o recheio sem o molho...



Por cima distribua o queijo reservado...




E cubra com a restante massa.



Leve ao forno durante mais ou menos 30 minutos, até cozer a massa e os fofos ficarem dourados.





Acompanhei com salada de tomate.


Como a receita dá para 12 fofos sobraram alguns, que se podem guardar no frigorífico para o dia seguinte ou congelar depois de arrefecerem.




Coloquei-os numa caixa de congelação da Tupperware e congelei. Depois basta descongelar e aquecer um pouco no forno. Ficam igualmente bons!


sexta-feira, 4 de março de 2011

Gelado de Baunilha



Até há pouco tempo, nunca me teria passado pela cabeça fazer gelado. Pensava que era uma coisa muito difícil e demorada... e porquê fazer quando podia ir comprar ao supermercado?
Na verdade pensava isto acerca de muitas coisas que deixei de comprar e agora faço em casa.

Depois de muito pensar, quando tomei finalmente a decisão de comprar a máquina andava no supermercado a pensar se haveria de comprar um gelado ou não. E foi aí que olhei pela 1ª vez para a lista de ingredientes dos gelados e ficou a decisão tomada! Eram tantos os aditivos e ingredientes artificiais (mas tantos mesmo) que me vim embora sem comprar e fui encomendar a máquina.

Quando a máquina chegou, procurei uma receita de gelado de baunilha para começar e quando ficou pronto não tive mais dúvidas de que tinha feito uma boa compra!
Fazer gelado em casa, com as minhas máquinas ajudantes, é fácil, rápido e delicioso!

Aqui fica a receita, que vem da Gasparzinha do No Soup For You.

Ingredientes:
(para 1 litro de gelado)

- 200 ml de natas
- 500 ml de leite gordo
- 4 gemas
- 110 g de açúcar
- 1 vagem de baunilha ou 1 c. chá de aroma de baunilha
- 1 pitada de sal

Preparação:

No copo da Bimby deite o leite, as natas e o aroma de baunilha (ou as sementes e a vagem), e programe 10 min, 90º, vel colher inversa.
Junte o açúcar e o sal.
Bata as gemas numa taça e junte-lhes um pouco da mistura quente, mexendo bem. Deite pelo bocal com a vel. colher inversa ligada. Programe 6 min, 80º, vel colher inversa.

Se usou uma vagem de baunilha, retire-a.
Deite a mistura num jarro com tampa e leve ao frigorífico.

Quando estiver bem fresco (ou no dia seguinte) leve à máquina de gelados durante pelo menos 30 minutos. Quanto mais tempo for batido, mas cremoso ficará.


Tarte de maçã com gelado de baunilha

Outro doce que fiz para a festa de anos do meu filho foi uma tarte de maçã com gelado de baunilha.




A receita da tarte veio do The Hummingbird Bakery Cookbook, e para o gelado usei uma receita da Gasparzinha do No Soup For You.
O resultado foi exactamente o que eu esperava, a tarte ficou muito boa, e o gelado foi o acompanhamento perfeito.

Deixo a receita da tarte e a do gelado vem já a seguir.

Ingredientes:

Massa:
- 520 g de farinha 65
- 1 c. chá de sal
- 220 g de manteiga sem sal
- água

Recheio:
- 150 g de manteiga sem sal
- 2 colheres de chá de canela
- 1 kg de maçãs  granny smith descascadas e cortadas em fatias
- 200 g de açúcar fino
- 1 ovo, desfeito num pouco de leite

Preparação:

Começa-se por fazer a massa:
Coloca-se a farinha, o sal e a manteiga no copo da batedeira e bate-se em velocidade baixa até se obter uma consistência de areia e os ingredientes estarem misturados.
Junta-se 2 colheres de sopa de água e bate-se.
Junta-se mais 2 colheres de sopa de água e bate-se até se obter uma massa uniforme.
Se ainda estiver seco, junta-se mais 1 ou 2 colheres de sopa de água e bate-se.
Para não se juntar mais água, pode-se bater a massa em velocidade alta até estar bem ligada.

Forma-se uma bola, embrulha-se em película aderente e deixa-se repousar durante 1 hora.

Entretanto faz-se o recheio:
Coloca-se a manteiga e a canela numa panela grande e larga, e aquece-se até a manteiga estar derretida.
Junta-se as maçãs e mexe-se para que fiquem todas envolvidas na manteiga.
Junta-se o açúcar e mexe-se de novo para envolver as maçãs todas.
Deixa-se cozinhar até as maçãs ficarem macias, mas não totalmente cozidas. Retira-se para um tabuleiro para arrefecer.

Aquece-se o forno a 170º, e unta-se uma forma de tarte de 23 cm.
Polvilha-se uma superfície com farinha e divide-se a massa em 2. Estende-se 1 parte da massa com o rolo e usa-se para cobrir a forma. Corta-se o excesso de lado com uma faca afiada.
Deita-se as maçãs arrefecidas na forma.
Polvilha-se de novo a superfície de trabalho e estende-se a 2ª metade da massa, que se usa para cobrir a tarte.
Pressiona-se os lados e corta-se o excesso com uma faca afiada. Faz-se 3 cortes no cimo da tarte para deixar sair o vapor durante a cozedura.

Corta-se a massa que sobrou em formato de folhas para decorar a tarte, pincela-se toda a superfície da tarte com o ovo misturado com leite e polvilha-se com açúcar.

Vai ao forno durante 30 a 40 minutos, até a massa estar dourada.
Deixa-se arrefecer um pouco e serve-se sozinha ou com gelado de baunilha.



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...