quinta-feira, 3 de março de 2011

Empadão de Pescada






















Esta receita é da revista "Bimby Momentos de Partilha" de Fevereiro, e resultou muito bem.






















Ingredientes (para 4 pessoas):

Para o puré:

- 640 g de batata para fritar, cortada em pedaços pequenos
- 280 g de leite
- sal qb
- 30 g de manteiga
- noz moscada qb

Para o recheio:

- 90 g de cebola
- 130 g de alho francês cortado em pedaços (só a parte branca)
- 2 dentes de alho
- 15 g de azeite
- 400 g de lombos de pescada, descongelados
- 30 g de vinho branco
- sal e pimenta qb
- 2 ovos
- 70 g de leite


Preparação:



























Comece por descascar as batatas, e pesá-las até ter a quantidade desejada.
Eu peso assim, pois se precisar de descascar mais batatas, é mais fácil pesá-las de novo sem ter que as retirar do copo.






















Corte as batatas em pedaços pequenos, coloque a borboleta no copo e coloque as batatas, o sal e o leite.
Programe 30 min, 90º, vel 1.






















Quando terminar o tempo, junte a manteiga e a noz moscada...





















... e bata 30 seg, vel 3.






















Coloque o puré num pyrex, deixando espaço ao centro para o peixe.


De seguida, prepare o recheio:







































Coloque no copo limpo a cebola, o alho e o azeite e pique 5 seg, vel 5.
Com a espátula, baixe o que ficou nas paredes do copo e refogue 5 min, 100º, vel 1.






















Junte o peixe bem escorrido, o vinho e os temperos e desfaça durante uns segundos na vel 3.
Programe 5 min, temp. varoma, vel colher.






















Coloque esta mistura de peixe no centro do puré.






















No copo coloque os ovos e o leite, e tempere com sal.
Programe 5 seg, vel 4.






















Deite sobre o peixe e leve ao forno a 180º durante cerca de 20 minutos.























Pode servir acompanhado de salada.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Maruca em cama de feijão verde e bechamel de laranja




















Esta é uma das receitas preferidas cá em casa.
Vi-a pela primeira vez no blog da Luísa Alexandra, que por sua vez a viu no blog da Gasparzinha - No Soup For You.

Já a tinha feito com lombinhos de pescada e com salmão, e desta vez fiz com postas de maruca que tinha no congelador.
Nas outras vezes fiz com courgete, mas como não tinha, fiz com umas sobras de feijão verde cozido que queria "transformar" para não irem fora. Ficou muito bom!


Ingredientes:

3 postas de pescada ou maruca
1 courgete (eu usei feijão verde cozido)
Sal e pimenta

Bechamel:

1 cebola (80 g)
30g de margarina
1 colher de sopa de farinha (10 g)
Sumo de 3 laranjas (200 g)
40g de água da cozedura do peixe
Manjericão (fresco ou seco)

Preparação:





















Temperar o peixe com sal e pimenta e cozer numa panela ou no microondas durante 3 minutos (num recipiente próprio). No final, reservar um pouco da água da cozedura.

Pré-aquecer o forno a 180º.





















Entretanto, untar um pirex com azeite.

Lavar a courgete, cortá-la em rodelas finas, e dispô-la no pirex. No meu caso, usei feijão verde já cozido, pelo que só precisei de colocá-lo no pirex.





















Limpar o peixe de peles e espinhas, parti-lo em pedaços grandes e colocá-los por cima do feijão verde.

Entretanto, preparar o bechamel de laranja:





















No copo da Bimby, colocar a cebola cortada e picar 10 seg., vel 5.





















Com a espátula, descer a cebola das paredes do copo, juntar a margarina e programar 4 min, temp 100º, vel 1.





















Juntar a farinha, o sumo das laranjas e a água da cozedura do peixe, e programar 6 min, temp 100º, vel 4.





















Juntar o manjericão e misturar 5 seg., vel 5.





















Deitar por cima do peixe...





E levar ao forno durante 20 minutos ou até estar dourado a gosto.

Acompanhei com arroz branco.



terça-feira, 1 de março de 2011

Cobertura de queijo creme

Esta receita também vem do The Hummingbird Bakery Cookbook, e foi o creme que usei para cobrir os queques de morangos e os queques de chocolate que fiz para a festa de anos do meu filho.




Nós portugueses não costumamos ser muito fãs de coberturas em queques, mas este creme fica muito bom e combina perfeitamente com estes queques e também com bolos de chocolate.


Ingredientes:
para cobrir 12 queques generosamente (no meu caso sobrou muito)

- 300 g de açúcar em pó, peneirado (primeiro pesa-se e depois peneira-se)
- 50 g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente
- 125 g de queijo philadelfia light, frio (directamente do frigorífico)

Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga numa batedeira com a pá de bolos, em velocidade média-baixa, até ficarem bem misturados.
Junte o queijo todo de uma vez, e bata até estar totalmente misturado.
Suba a velocidade para média-alta e bata até o creme estar leve e fofo, pelo menos durante 5 minutos.
Não bata demasiado, porque pode começar a ficar líquido (devido ao queijo).

Utilize imediatamente ou guarde no frigorífico numa caixa hermética. Quando quiser utilizar, é só mexer um pouco com uma colher.

Queques de cheesecake de morango

Para a festa de anos do meu filho fiz 3 tipos de queques diferentes.
Um deles foi strawbery cheesecake cupcakes do livro The Hummingbird Bakery Cookbook, que neste momento é um dos meus livros preferidos de pastelaria.




Tenho feito muitas receitas deste livro, e o resultado é sempre bom.
E estes queques não foram excepção, já que estavam deliciosos! (além de bonitos)

Desta vez não tirei fotografias do passo a passo, mas deixo aqui a receita.

Tal como se refere no livro, é importante usar morangos frescos, pois eles tornam os queques mais macios e húmidos. As bolachas digestivas em cima dão o sabor da base de um cheesecake.


Ingredientes:
para 12 queques

- 120 g farinha 55 (farinha de bolos sem fermento)
- 140 g de açúcar fino
- 1 1/2 c. chá de fermento em pó
- uma pitada de sal fino
- 40 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
- 120 ml de leite gordo
- 1 ovo
- 12 morangos grandes, cortados em pedaços pequenos

- 200 g de bolachas digestivas

- 1 receita de cobertura de queijo creme (que vem a seguir)


Preparação:

Pré-aqueça o forno a 170ºC.

Coloque a farinha, o açúcar, o fermento, o sal e a manteiga na taça de uma batedeira, e misture com a pá de bolos (no meu caso a pá em "K") em velocidade baixa, até obter uma consistência de areia e os ingredientes estarem todos misturados.

Deite o leite e bata em velocidade média até estar tudo misturado.
Junte o ovo e bata mais um pouco até a massa estar bem misturada.

Coloque formas de queques de papel em formas de silicone ou de metal, e distribua os morangos em pedaços pelas formas de papel.

Com uma colher de sopa ou de gelados, distribua a massa pelas formas, até encher no máximo 2/3 de cada forma.

Leve ao forno durante 20 - 25 minutos, ou até estarem dourados e, espetando um palito, este sair seco.
Deixe arrefecer um pouco nas formas, e depois deixe arrefecer completamente numa grade.

_______________________________________

Num robot de cozinha, liquidificadora, ou na Bimby, desfaça as bolachas até ficarem em migalhas.
Quando os queques estiverem frios, cubra com a cobertura de queijo creme e polvilhe com as bolachas desfeitas.




Eu cobri metade dos queques com o creme e deixei a outra metade simples.

É uma receita que vou repetir certamente várias vezes!


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Esparguete com bacon, fiambre e ervilhas - aproveitar sobras

Apesar do meu planeamento semanal de refeições, de vez em quando sobra comida (como é normal), e procuro sempre "transformar" essas sobras, sejam sobras cozinhadas ou alimentos por cozinhar que estão no frigorífico quase no fim do prazo de validade.

Habitualmente, a melhor maneira que encontro para aproveitar sobras é fazendo um massa, já que as massas resultam bem com quase tudo.





Ingredientes:





- Esparguete (eu usei esparguete de espelta biológico)
- fiambre de perú
- bacon
- 1 pedaço pequeno de farinheira
- queijo ralado (que tinha sobrado dos canelones)
- ervilhas congeladas
- 2 ovos
- azeite


Preparação:


Corte o fiambre e o bacon em pedaços pequenos, e desfaça a farinheira em pedaços.

Coloque um pouco de azeite no copo da Bimby, e aqueça 1 min, 100º, vel 1.
Junte o bacon e salteie 2 min, 100º, vel 1.
Junte a farinheira e o fiambre, e programe de novo 2 min, 100º vel 1.

Junte os ovos e as ervilhas e cozinhe 8 minutos, 100º, vel 1.


À parte coza o esparguete em bastante água com um pouco de sal até ficar al dente. 





Coloque o molho sobre o esparguete e envolva, e sirva com queijo parmesão ralado.


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Como fazer sopa na Bimby

Habitualmente faço as minhas sopas na Bimby, e habitualmente faço-as da mesma maneira.

Abro o frigorífico e escolho um conjunto de legumes, e junto 1 cebola grande e um dente de alho.

Neste caso foi:
- 1 courgete e meia
- 2 alhos franceses
- 1 nabo






Neste caso, juntei ainda um pouco de salsa, para dar um gosto diferente.

Quando compro salsa ou coentros, ou outra erva aromática fresca, para que não se fique a estragar no frigorífico, lavo-a bem e seco, corto e guardo num Tupperware e congelo.
Coloco sempre uma etiqueta para saber o que está na caixa, e quando quero usar é só abrir a caixa e tirar a quantidade que quero, e guardo de novo no congelador.






















Voltando à sopa, descasco os legumes, lavo-os e corto em pedaços pequenos (quanto mais pequenos, mais quantidade cabe no copo da Bimby.

Encho com água até quase à superfície dos legumes, mas sem os tapar, junto um pouco de sal, fecho e programo 30 min, 100º, vel 1.
























Quando faltam mais ou menos 5 minutos para terminar o tempo, junto um fio de azeite pelo bocal sem parar a Bimby, e deixo cozer esses minutos finais.

Depois é só passar, 1 min, vel 3-5-7.

E está pronta a servir.


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Congelar pão

Cá em casa há sempre pão porque o meu pequeno-almoço costuma ser leite com torradas.
O problema é que sou praticamente só eu a comer pão, já que o meu filho come pouco (porque come mais papa e cereais), e o meu marido quase não toca no pão.

Por tudo isto é muito fácil sobrar pão, pelo que desde há algum tempo que comecei a congelar parte dele antes de ficar duro.




Quando o pão ainda está fresco, corto-o todo em fatias e volto a colocar metade delas na caixa do pão.



















E embrulho as fatias em papel de alumínio, 3 ou 4 juntas em cada conjunto...





















E coloco os conjuntos dentro de caixas de congelação da Tupperware, e coloco no congelador.





















Quando não cabem na caixa ou quando já não tenho caixas disponíveis, embrulho também em película aderente, e coloco tudo no congelador.

Também podia colocar as fatias directamente na caixa sem as embrulhar, mas o papel de alumínio ajuda a evitar que o pão fique queimado do frio, conservando-se melhor.

Quando se acaba o pão fresco, é só tirar 1 "embrulho" de fatias de pão do congelador e deixar descongelar ou torrar.




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...