quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Canelones de carne picada e molho de vegetais ao vapor

Esta foi a 1ª vez que fiz canelones.
Fiz uma receita do livro da Bimby "A todo o vapor", e ficaram muito bons, muito bons mesmo.
Se não tivesse visto esta receita no livro, acho que nunca me teria lembrado de fazer canelones na varoma, pois sempre associei canelones ao forno.






















Ingredientes:






















- 60 g de queijo parmesão

Canelones:

- 1 cebola cortada em metades (eu usei 2 pequenas)
- 2 dentes de alho
- azeite
- 500 g de carne de vaca picada
- sal e pimenta
- 1/2 colher de chá de pimentão doce (paprika)
- 1 ovo
- 40 g de pão ralado (ou pão para ralar)
- 1 embalagem de canelones

Molho:

- 1 cebola cortada em metades (eu usei 2 pequenas)
- 1 dente de alho
- 600 g de tomates, cortados em metades
- 1 pimento cortado em pedaços (150 g)
- 1 courgete cortada em pedaços (200 g)
- sal e pimenta (ou caldo caseiro de legumes)
- 80 g de natas light (usei creme culinário vaqueiro light)
- 1/2 colher de chá de açúcar


Preparação:

Com o copo seco, comece por ralar o pão (há muito tempo que não compro pão ralado, ralo sempre eu em casa).






















Coloque o pão em pedaços no copo da Bimby ...






















... e programe 20 seg, vel 10.
Retire e reserve.






















De seguida, rale o queijo.
Coloque-o em pedaços no copo ...






















... e programe 10 seg, vel 10.























Retire e reserve, juntamente com o pão ralado.






















Coloque a cebola e o alho no copo e pique 3 seg, vel 5.






















Junte o azeite a gosto (eu ponho sempre muito menos do que se pede nas receitas) e refogue 2 min, temp. varoma, vel 1.























Junte os restantes ingredientes...






















... junte o pão ralado, e misture 30 seg, vel 4 inversa.























Recheie os canelones com esta mistura, unte a varoma e o tabuleiro varoma com azeite e disponha os canelones, deixando algum espaço entre eles para que não se peguem.

Agora é quando eu digo que rechear os canelones demora algum tempo! Não se pense que é tarefa rápida, porque não é. Mas o resultado final compensa o esforço, por isso não se deixe demover por isto.

Para rechear os canelones, podem-se usar os seguintes métodos:

- colocar a carne num saco de plástico cortado na ponta, como se fosse um saco de pasteleiro, ou
- enchê-los com a ajuda de uma colher pequenina (eu usei uma colher de café), ou
- usar uma pistola de pastelaria com bico (que é o que eu vou fazer da próxima vez, porque desta vez só me lembrei da pistola depois de encher os canelones todos).

Nota: Uma pistola de pastelaria, ou dispára-biscoitos, é um utensílio que tanto serve como saco de pasteleiro como pistola para formar biscoitos.
Eu comprei o meu à Luísa Alexandra e já o usei para fazer biscoitos, mas só depois de rechear os canelones é que me lembrei que também o podia ter feito com este utensílio.


Depois prepare o molho:






















Comece por lavar o copo.
Coloque a cebola e o alho no copo e pique 3 seg, vel 5.
Junte os restantes ingredientes do molho e pique 5 - 8 seg, vel 5.

Feche o copo, coloque a varoma sobre o copo e programe 30 min, temp. varoma, vel 1 inversa.


Quando o tempo terminar, sirva os canelones com o molho e polvilhe com o queijo ralado reservado.
























terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

17/Fevereiro/2011

O meu filho fez 3 anos na semana passada, e fizemos uma festa cá em casa para os amigos (mais para os nossos amigos do que para os dele).

Houve muita comida, tanto salgados como doces, e de entre tudo o que havia, eu fiz os bolos e tudo o que era doce (claro! O que mais é que se podia esperar?)

Passei um dia inteiro na cozinha, rodeada de farinha e açúcar, com as minhas máquinas ajudantes a trabalhar, a fazer:

- o bolo de anos, incluindo a decoração
- queques de 3 sabores diferentes com as respectivas coberturas
- 1 tarte de maçã
- gelado de baunilha
- e 1 sopa de cenoura (para as crianças)

Parece pouca coisa para demorar 1 dia inteiro, mas só o bolo de anos ocupou-me durante algumas horas.






















Nos próximos dias vou colocar aqui as receitas, se bem que desta vez não tive tempo para fotografar o passo-a-passo, só o resultado final.






















Este é o bolo de anos. É a casa do Hopla, que são uns desenhos animados de que o Luís gosta.
Adorou! Só sorria a olhar para o bolo e a tocar-lhe com o dedo.

Por dentro era bolo de laranja, regado com sumo de laranja (na verdade foi generosamente pincelado), e com recheio de ganache de chocolate. A parte mais alta da casa tinha 5 camadas de bolo alternadas com recheio.
Esqueci-me foi de fotografar uma fatia... mas estava bonito.
Por fora estava coberto com mais ganache (para ficar uma superfície lisa) e depois com pasta de açúcar.

No ano passado, quando o Luís fez 2 anos, foi quando começou o meu interesse em aprender a decorar bolos. Encomendei um bolo do Noddy, muito giro, mas fiquei o tempo todo a pensar que eu conseguia fazer um bolo assim, e não iria precisar de comprar mais bolos de aniversário.

Pesquisei na internet até encontrar uma loja que fazia workshops, inscrevi-me e fui fazer um workshop  para iniciados.
Com isso e um livro (o Planet Cake), fiz o bolo de anos do meu marido logo em Março e fiz todos os bolos de anos da família desde então.

Mas o meu objectivo quando comecei sempre foi fazer o bolo do Luís, e consegui!
E ele adorou o bolo, o que me deixou ainda mais feliz!





















segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bacalhau no leite

Deram-me há pouco tempo o livro Bimby - A Todo o Vapor (o livro da varoma), e resolvi começar a fazer uma ou duas receitas do livro todas as semanas.
A primeira foi Bacalhau no Leite, e agradou a todos cá em casa.






















Ingredientes:

3 postas de bacalhau demolhado (também se pode fazer com bacalhau em pedaços)
400 gr + 200 gr de leite
20 gr de pão ralado
Salsa
1 cebola média cortada em quartos
30 gr de azeite (usei 20 gr)
400 gr de tomate em pedaços
Sal e pimenta qb
Batatas para cozer

Preparação:




















Coloque o bacalhau numa taça ou tupperware com 400 gr de leite e deixe marinar durante algumas horas. Eu esqueci-me de deixar a marinar de manhã, por isso coloquei numa caixa fechada a vácuo para marinar durante 20 minutos.

Coloque o pão e a salsa no copo e triture 10 seg, vel 8.






































Eu costumo ter broa de milho ralada com salsa no congelador, por isso foi só tirar a caixa e usar a quantidade que quis.





















Descasque as batatas e corte-as ao meio, e coloque-as na varoma.






































Escorra o bacalhau e coloque-o no tabuleiro da varoma, e polvilhe com o pão ralado.





















Coloque a cebola no copo...





















... e pique 4 seg, vel 7.





















Junte os 200 gr de leite, o azeite, o tomate, sal e pimenta e feche a tampa.

Coloque a varoma sobre o copo e programe 30 min, varoma, vel 1.





















Enquanto a Bimby trabalha, aproveite para lavar a loiça, pôr a mesa, arrumar a cozinha, e ir sentar-se no sofá a ver televisão.

Depois de terminar de jantar só fica a Bimby e a loiça da mesa para lavar.





















Sirva o bacalhau com as batatas cozidas e cubra com o molho.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Sopa de feijão-frade com nabiças ou couve

Habitualmente as minhas sopas são sempre parecidas e, de vez em quando apetece-me experimentar uma receita diferente. Desta vez escolhi uma sopa que me pareceu uma típica sopa reconfortante de inverno, e acertei.
A receita é da revista Bimby Momentos de Partilha de Janeiro, e tanto pode ser feita na Bimby como numa panela normal ou panela de pressão.





















Ingredientes:

80 gr de feijão-frade seco
1 cebola grande ou 2 pequenas (100 gr)
3 dentes de alho
40 gr de azeite (usei 30 gr)
água
100 gr de nabo, cortado em pedaços
250 gr de courgete, cortada em pedaços
sal qb
300 gr de folhas de nabiças, cortadas ao meio (eu não tinha nabiça por isso usei couve galega)

Preparação:




















Coloque o feijão no copo e pulverize 20 seg. vel 9.





















Retire e reserve.





















No copo, coloque a cebola, o alho e o azeite e pique 5 seg. vel 5.






















Fica assim. De seguida, refogue 5 min, temp. varoma, vel 1.

Junte o feijão, 500 gr de água e envolva 10 seg, vel 3.





Junte o nabo, a courgete e o sal e complete com água até à marca dos 2 litros.
Coloque a varoma com as nabiças (ou a couve), e programe 25 min, varoma, vel 1.

No fim do tempo, retire a varoma, junte as nabiças à sopa no copo e passe tudo 1,30 min, vel 3-5-7.

Também se pode passar a sopa sem as nabiças e envolver as nabiças na sopa.






















Nota: Para fazer numa panela, deixe o feijão de molho em água de um dia para o outro, para hidratar, e de seguida coza normalmente com os restantes legumes.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Bombons de bolo (cake balls) - Tutorial

A ideia destes bombons veio do site da Bakerella.
São feitos com bolo esfarelado misturado com cream cheese frosting, e cobertos com ganache de chocolate ou com chocolate fundido.





















Depois do bolo arrefecer, parte-se em pedaços dentro de um recipiente e...






















... e esfarela-se com um garfo.






















Junta-se um bocado de cream cheese frosting ou outro creme a gosto, e mistura-se tudo bem até ficar com uma consistência moldável mas que aguente o formato.

Nota importante: Eu pus demasiado creme! Muito mesmo!
Deveria ter usado metade ou 1/3 da quantidade que se vê aqui. Como resultado ficou doce... muito doce... muito muito doce mesmo...
e teria ficado melhor se estivesse menos doce e com uma consistência mais parecida com bolo.

Assim, só se consegue comer 1 de cada vez, e se fosse menos doce, conseguia-se comer mais de cada vez...
Isto para mim é importante, porque eu tenho mais olhos que barriga (como se costuma dizer), e gosto de doces pouco doces para poder comer mais quantidade sem me fartar.


Mas voltando às cake balls...





















Devem ficar moldáveis mas com uma consistência que permita manter o formato.

Molda-se esta massa em forma de bolinhas ou outro formato que se queira, e leva-se ao frigorífico ou congelador durante algumas horas.


Depois, faz-se o chocolate.






































Parte-se uma tablete de chocolate de culinária e reserva-se.

Truque para partir o chocolate: com a tablete fechada, bate-se com a tablete na bancada da cozinha algumas vezes, até se sentir que já está partido. Depois é só abrir e usar, e não se suja nada.






















Aquece-se um pacote de natas no microondas, no fogão ou na bimby (5 min, 90º, vel 1), até ficar praticamente a ferver, retira-se do lume e junta-se o chocolate partido.
Deixa-se derreter um pouco e mexe-se muito bem com uma colher ou vara de arames, ou na bimby (15 seg, vel 5 ou 6).





















Se for preciso que o chocolate fique mais líquido, junta-se leite muito quente 1 colher de sopa de cada vez, até ter a consistência desejada.

É preciso referir que isto nem sempre me corre bem... derreter chocolate não é a coisa mais fácil do mundo, pois é muito fácil o chocolate queimar e aí já não se consegue fazer mais nada com ele.
Quando isso me acontece, ponho tudo no lixo e começo de novo com uma tablete nova.






















Voltando às cake balls, ao fim de algumas horas no frigorífico ou congelador estão prontas para cobrir com o chocolate. E há 2 maneiras de o fazer:

1- se se tiver colocado as bolas no congelador, pode-se mergulhá-las ou fazê-las rolar no chocolate com a ajuda de 2 colheres.

2- se tiverem estado no frigorífico (que foi o caso neste dia), para que não se desmanche o formato, é mais fácil regá-las com o chocolate. Para isso o chocolate deve estar mais líquido, pelo que eu lhe fui adicionando leite muito quente para o manter líquido.





















Para regar as bolas, deve-se colocar as bolas numa grade com uma tábua de cozinha, tabuleiro ou tapete de pastelaria por baixo, para ser mais fácil apanhar o chocolate que pinga e para ser mais fácil limpar.





















De seguida, levam-se ao frigorífico durante mais algum tempo, ou até servir.

Se se utilizar chocolate fundido sem natas ou leite, o chocolate fica imediatamente sólido assim que cobrir as bolas, pelo que não é necessário ir mais ao frigorífico.























Os meus bombons ficaram assim por dentro.
Estavam muuuito bons...




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...