domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados - Bolo caixa de bombons

Hoje, Dia dos Namorados ou Dia de S. Valentim, ofereci um bolo ao meu marido.

É uma caixa de bombons, e os bombons não são bombons, mas sim bolinhas de bolo em forma de bombom, cobertas com chocolate.






















A ideia veio da Bakerella, e achei tão bonito que decidi que tinha que fazer um para oferecer ao meu marido.

O interior é Red Velvet Cake, com o pormenor de que pus pouco corante e ficou cor-de-rosa em vez de encarnado. Ups...
Os bombons são bolo misturado com creme de queijo (cream cheese frosting), e cobertas com ganache de chocolate.

A receita do bolo vem já a seguir, e depois vem um tutorial de como se faz a decoração.
Sim, um passo a passo de como fazer este bolo, incluindo os bombons e tudo!

Espero que gostem e um Feliz Dia dos Namorados!




















sábado, 12 de fevereiro de 2011

Egg-in-a-hole ou comida de jantar-à-Domingo

Já tinha visto esta receita, se é que se pode chamar assim, uma vez num filme, e agora vi de novo no livro da Ree Drummond The Pioneer Woman Cooks, que comprei há pouco tempo.

Chama-se egg-in-a-hole e cai na minha categoria de comida para jantar-à-Domingo, que são aquelas noites em que não apetece fazer comida nem comer uma refeição normal.
Para simplificar, é outra maneira de comer ovos estrelados, e bem saborosa.

Não é propriamente culinária saudável, mas um jantar-à-Domingo nunca é muito saudável, é para saber bem, não ter muito trabalho e confortar (daí o nome comfort food).

Ingredientes:

- 2 fatias de pão
- 2 ovos (eu usei biológicos, mas isso é conversa para outro post)
- manteiga ou margarina
- sal e pimenta a gosto






















Começa-se por cortar um círculo no centro de cada fatia com um cortador de bolachas ou com um copo virado ao contrário.





















Retira-se o círculo do centro e torra-se, por exemplo, para acompanhar a fatia.






















Numa frigideira, coloca-se um bocado de manteiga ou margarina e, quando estiver quente, põe-se o pão.





















Nos buracos das fatias, parte-se um ovo para estrelar, e tempera-se com sal e pimenta.





















Quando o ovo estiver mais ou menos cozinhado, viram-se as fatias com uma espátula, para fritar do outro lado.





















E quando os ovos estiverem cozinhados, serve-se, e come-se de garfo e faca.

Nota: Eu tive medo da manteiga e pus pouca, por isso o pão não ficou muito alourado do 2º lado. Na próxima vez vou pôr muito mais manteiga na frigideira, para ficar mais tostado e saboroso.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Strogonoff de frango com arroz branco

Tinha umas sobras de frango assado, e decidi fazer um strogonoff para variar um pouco.




















Ingredientes:





















- sobras de frango assado
- azeite
- 3 cebolas pequenas
- 1 dente de alho
- cogumelos frescos
- 1 frasco de creme culinário vaqueiro light
- sal e pimenta e especiarias
- arroz




















Começa-se por lavar e laminar os cogumelos. Sei que não se deve lavar os cogumelos, mas eu não consigo só limpá-los, por isso lavo e seco-os muito bem.

Colocar o frango em pedaços no copo da bimby (eu tirei a pele e os ossos), e programa-se 30 seg. vel 4 colh. inversa. Fica todo desfiado como se vê na foto acima.







































Descascar a cebola e picar ou laminar.
Eu corto em pedaços e pico no Super Chef da Tupperware, e fica assim.





















Deitar um pouco de azeite numa panela.




















E alourar a cebola até ficar macia.





































Juntar o frango e os cogumelos, e juntar sal, pimenta e especiarias a gosto. Deixar cozinhar os cogumelos e amaciar o frango.
Na próxima vez ponho os cogumelos primeiro e o frango depois.





















Juntar as natas ou o creme vaqueiro, e deixar cozinhar um pouco.

Enquanto o strogonoff se faz, cozer o arroz branco. Como tinha pouco tempo, cozi no microondas na panela de arroz da Tupperware.





















É só pôr o arroz na panela, juntar 2,5 vezes o volume do arroz em água, um pouco de sal e cozer no microondas durante 10 a 15 minutos.





















E servir.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Planeamento das refeições

Desde há bastante tempo que encontro em vários livros de culinária, sites, blogs e outros, que uma regra que deve sempre existir em casa, para se comer de maneira mais saudável, é planear as refeições.
Sim, planeamento!
É muito bonito de dizer, talvez fazer 1 vez, planear a refeição de hoje e de amanhã, mas não é fácil uma pessoa acostumar-se a isto. Ok, se calhar não é fácil eu acostumar-me a isto...

Depois de várias tentativas, finalmente encontrei um método que funciona comigo. E não é que planeio mesmo as refeições da semana toda antecipadamente, e resulta? E agora estou a habituar-me a planear para 3 ou 4 semanas.

Se pensarmos bem, quando se tem diversos livros de culinária (os tais cookbooks), mais várias revistas de receitas, mais uma assinatura da revista da Bimby (que é mensal), e ainda se vê vários blogs e sites de culinária todos os dias de onde se tira mais um monte de ideias de receitas, isto não é assim tão difícil.

Então, inspirada por vários métodos, criei a Ementa da Semana, que preencho e afixo no frigorífico todas as semanas.

Começo por ver o que tenho no frigorífico e no congelador e planeio refeições com esses alimentos. Para os restantes dias, escolho as receitas a fazer, e com tudo isso preencho no quadro as colunas "almoço" e "jantar". Na coluna da direita escrevo os ingredientes que não tenho em casa e que preciso de comprar. Alguns ingredientes compro no início da semana, outros (como os frescos e perecíveis) compro durante a semana.
Diariamente só tenho que ver o que vou fazer no dia seguinte e tirar do congelador ou comprar o que falta para esse dia.

Quando sobra comida de uma refeição, cancelo o que tinha planeado para o dia seguinte, e no planeamento da semana seguinte incluo essa refeição.

Este é um exemplo do que já tenho planeado para a próxima semana:

























Desde que me habituei a fazer este planeamento, deixámos praticamente de comprar comida feita (take out) e deixámos de improvisar com pizzas congeladas e outras coisas do género. E passou a ser mais fácil alternarmos as refeições entre carne e peixe.

Tudo isto ocupa-me muito pouco tempo e deixei de me preocupar todos os dias com "o que é que vou fazer para o jantar?".

Para quem quiser, posso enviar o ficheiro por e-mail.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

As minhas máquinas

Eu adoro máquinas e gadgets de cozinha!
Quem me conhece sabe, e eu admito-o abertamente!
Foi graças à Bimby que eu comecei a ganhar o gosto por cozinhar, e foi graças a alguns blogs que comecei a ter inspiração para fazer comida, tanto na Bimby como não só.

Os meus blogs preferidos e de onde retiro mais inspiração são a Luísa Alexandra e o no soup for you, e mais recentemente, a pioneer woman Ree Drummond.

Mas, voltando às máquinas, utilizo-as muito, e há dias em que não abro o fogão pois faço tudo nelas.

Elas são:




















A Bimby, claro! a nº 1 sempre. É uma máquina fantástica, que permite fazer praticamente tudo como bater, picar, pulverizar, cozinhar a várias temperaturas e a vapor, etc. Tudo e mais alguma coisa.

É a máquina mais versátil que tenho e aquela com que faço coisas que nunca tinha sequer imaginado fazer, como rissóis, maionaise, bechamel, massa para empadas, pão... Tanto faço refeições muito simples como refeições muito elaboradas.

E outra vantagem muito importante, é que aqui a comida faz-se mesmo sozinha, e enquanto se faz tenho tempo para arrumar o resto da cozinha toda, e quando nos sentamos à mesa para comer já só há a bimby para lavar e arrumar.

Se só se quiser ter ou puder ter 1 máquina de cozinha, a escolha deve ser a Bimby!





















Depois, tenho a Actifry e a Fussion Cook, que é a minha panela de pressão.
A Actifry não é só uma fritadeira, é mais ou menos um forno / frigideira. Além de batatas fritas, faço bifes, almondegas, hamburgueres, comida com molho, panados, e muito mais. Tudo com muito pouca gordura e sem cheiro a fritos.

Fussion Cook  é uma panela de pressão eléctrica e programável. Tem vários programas pré-definidos com os nomes dos alimentos e das refeições, como por exemplo "sopa", e permite cozinhar de forma saudável poupando energia. É programável, o que significa que posso programá-la para começar a funcionar a qualquer hora. Às vezes, preparo os legumes para a sopa à hora do almoço (porque não se estragam dentro de água) e programo-a para começar a cozer 1 hora antes de eu chegar a casa. Assim, quando chego a casa tenho a sopa acabada de fazer.
Muitas vezes faço a sopa aqui, para fazer mais de 2 litros (que é a capacidade máxima da Bimby) e depois passo-a na Bimby (a Bimby é incomparável a passar sopa).

Quando remodelámos a cozinha no último verão, planeámos uma bancada especialmente para estas duas máquinas.

E a última aquisição:




















A batedeira Kenwood Chef. Comprei-a quando comecei a fazer bolos decorados, pois consegue fazer cremes e certas massas melhor do que a Bimby. Agora faço quase sempre os bolos aqui, e o Luís adora ajudar-me.
Tem 3 entradas para colocar acessórios, como uma liquidificadora (que não uso porque tenho a Bimby), uma centrifugadora de sumos e um acessório para fazer gelados (sim, um dia destes ponho aqui um post com um gelado).

E estas são as minhas máquinas, que me ajudam a preparar quase todas as refeições que faço para a minha família.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Bolo de laranja

Aqui há uns tempos andei a experimentar receitas de bolo de laranja. Fiz algumas de vários livros diferentes, mas a minha preferida acabou por ser uma receita da minha amiga Sara, que eu entretanto alterei.

É um bolo óptimo de lanche, fofo e um pouco húmido.




















Ingredientes:
4 ovos
2 cups / chávenas de açúcar (1 de amarelo + 1 de branco)
2/3 cup / chávena de óleo
raspa de 1 laranja
1 iogurte ou 1 cup / cháv. de buttermilk (faço sempre como a Ree Drummond: junto 1 colher de chá de vinagre branco a 1 cup de leite)
2 cups / chávenas de farinha de bolos
1 colher de chá de fermento

Sumo para regar:
sumo de 2 laranjas
6 colheres de sopa de açúcar branco

Preparação:

Liga-se o forno  a 170º.

Mistura-se os ovos com o açúcar com a borboleta, 5 min vel. 4.
Junta-se o óleo e a raspa e mistura-se mais um pouco, 1 min vel. 4.
Junta-se o iogurte ou o buttermilk, 1 min vel. 4.
Mistura-se o fermento na farinha, junta-se à massa, e envolve-se na vel. 3 só até estar ligado. Não se deve bater muito porque senão o bolo não cresce.

Também se pode fazer tudo na batedeira, com a pá de bolos, pela mesma ordem.

Deita-se a massa numa forma untada com margarina e polvilhada com farinha, e vai ao forno durante 30 a 40 minutos. Retira-se quando um palito espetado no centro sair seco (ou um esparguete).

Mistura-se o sumo de laranja com o açúcar, pica-se o bolo com um palito, e despeja-se o sumo por cima do bolo ainda quente e na forma.
Desenforma-se imediatamente para não pegar, e deixa-se arrefecer numa grade.





















Actualizado:

1 Cup = 240 ml
1 cup é uma chávena (ou xícara nas receitas brasileiras), e é a medida utilizada principalmente nos EUA.
Tenho alguns livros de culinária americanos, que têm as receitas em cups em vez do sistema métrico, e quando fiz o curso Wilton de decoração de bolos, precisei de comprar cups.
Assim habituei-me a utilizá-las, pois são práticas e não é preciso pesar os ingredientes.
Como equivalência, 1 cup de açúcar branco pesa (mais ou menos) 200gr, e 1 cup de farinha pesa (mais ou menos) 150gr.

Quanto ao buttermilk, esta receita inicialmente era feita com 1 iogurte natural, mas neste dia eu não tinha iogurtes e tenho feito alguns bolos com buttermilk, por isso resolvi experimentar.
Butermilk é soro de leite, que é uma coisa que não é utilizada em Portugal. A Pioneer Woman Ree Drummond dá a ideia de utilizar leite com vinagre em vez de comprar buttermilk (a 1 cup ou 240 ml de leite junta-se 1 colher de chá de vinagre branco e mexe-se).

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Risotto de atum e courgete

Eu faço os risotos na panela de pressão. É rápido, prático e ficam sempre malandrinhos, como um risotto deve ser.



Ingredientes:
1 courgete
1 cebola média a grande
1 dente de alho
1 alho francês pequeno
3 latas de atum
azeite e manteiga
2/3 cup de vinho branco
3 1/3 cup de caldo de legumes ou água
1 1/2 cup de arroz para risotto (eu usei carnaroli)
Nota: o caldo e o vinho devem ser 3 vezes o volume do arroz

Cortei a courgete em rodelas.


Cortei o alho francês em rodelas (este era pequenino e biológico).


Piquei a cebola e o dente de alho no Super Chef da Tupperware.



Preparei todos os ingredientes em cima da bancada.


Na panela, pus um pouco de azeite e alourei a cebola e o alho francês.


Juntei um pouco de manteiga, e deixei amolecer só mais um pouco.


Juntei o arroz e mexi,


e juntei a água e o vinho. Fechei a panela e deixei cozer 5 minutos.


Depois juntei o atum,


e a courgete, voltei a fechar a panela, e cozeu mais 5 minutos.


Quando terminou o tempo, estava mesmo perfeito.
Servi imediatamente, com queijo parmesão ralado por cima.


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...